A Prefeitura de Marabá adquiriu, por meio de licitação, 50 armas de choque e um dispositivo de coleta de dados, totalizando R$ 245.634,65 em equipamentos. A justificativa para a compra foi “proporcionar melhores condições de trabalho aos agentes da Guarda Municipal de Marabá (GMM), que atualmente exercem suas atribuições desarmados”.
Ainda segundo o documento de justificativa, as estatísticas reforçam o caráter de urgência de equipar os agentes de segurança da Guarda Municipal, baseados em estudo recente do Anuário Brasileiro de Segurança Pública, que aponta 52 óbitos de agentes da segurança pública em mortes violentas intencionais só em 2018, no Pará.
A empresa fornecedora foi a CONDOR S/A INDUSTRIA QUÍMICA de Nova Iguaçu (RJ), que levou em consideração os preços propostos em contratações anteriores do mesmo equipamento, por meio de notas fiscais. A Prefeitura considerou o valor razoável e na média, conforme o documento.
Leia mais:Cada arma de choque custou R$ 4.877,57 e elas devem ser utilizadas pelos agentes durante suas operações e rondas. (Zeus Bandeira)