O apoio e suporte a pacientes oncológicos segue se fortalecendo em Marabá, agora com uma entidade específica trabalhando neste sentido: o Instituto Esperança e Vida, nome registrado para o antigo Grupo de Apoio Esperança. A entidade não apenas muda de status, sendo agora uma ONG, como também está reformando um imóvel na Marabá Pioneira para abrigar a sede, oferecendo serviços e acolhida.
Para marcar esse novo momento, a entidade recepcionou convidados na noite de 19 de janeiro, para conhecerem o espaço, que ainda está em obras e terem uma dimensão do que será a sede e seus serviços, quando inaugurada. A previsão de conclusão dos serviços é para o final de fevereiro, quando um novo evento marcará a inauguração. O desafio do momento é seguir conseguindo adesão de apoiadores, chamados de “anjos”, para ajudar na manutenção, que terá custo significativo.

Os convidados do evento desta semana eram da rede já envolvida, entre empresários locais que já colaboram, profissionais da saúde como médicos e nutricionistas, além de pessoas da comunidade que podem ajudar com a sua influência.
A diretoria da entidade, formada por mulheres que enfrentaram ou ainda enfrentam o tratamento contra o câncer, foi apresentada e também foi reafirmado o compromisso de dedicação à causa, sem fins lucrativos ou políticos. Foi o que explicou a presidente Aparecida Ferreira, acompanhada do esposo, Carminho e do filho Ergino Ferreira, todos voluntários do instituto.
Aparecida destacou que até aqui o apoio de muitos colaboradores tem criado as condições para o trabalho, mas que o sonho sempre foi ampliar o alcance e os serviços e que isso será possível por meio da sede da entidade.
Já Ergino Ferreira adiantou que a ideia é oferecer suporte na área da saúde, com a ação voluntária de profissionais da saúde, como psicólogos, nutricionistas e médicos, além de orientação jurídica. De outro lado, a sede vai favorecer a realização de oficinas de capacitação e formação de mão-de-obra.
Serviço: A sede do Instituto Esperança e Vida fica na Rua 5 de Abril, 1265, de frente com o Hospital Materno Infantil, na Marabá Pioneira. O Instagram é @ institutoesperancaevida