O apoio e suporte a pacientes oncológicos segue se fortalecendo em Marabá, agora com uma entidade específica trabalhando neste sentido: o Instituto Esperança e Vida, nome registrado para o antigo Grupo de Apoio Esperança. A entidade não apenas muda de status, sendo agora uma ONG, como também está reformando um imóvel na Marabá Pioneira para abrigar a sede, oferecendo serviços e acolhida.
Para marcar esse novo momento, a entidade recepcionou convidados na noite de 19 de janeiro, para conhecerem o espaço, que ainda está em obras e terem uma dimensão do que será a sede e seus serviços, quando inaugurada. A previsão de conclusão dos serviços é para o final de fevereiro, quando um novo evento marcará a inauguração. O desafio do momento é seguir conseguindo adesão de apoiadores, chamados de “anjos”, para ajudar na manutenção, que terá custo significativo.
Leia mais:Os convidados do evento desta semana eram da rede já envolvida, entre empresários locais que já colaboram, profissionais da saúde como médicos e nutricionistas, além de pessoas da comunidade que podem ajudar com a sua influência.
A diretoria da entidade, formada por mulheres que enfrentaram ou ainda enfrentam o tratamento contra o câncer, foi apresentada e também foi reafirmado o compromisso de dedicação à causa, sem fins lucrativos ou políticos. Foi o que explicou a presidente Aparecida Ferreira, acompanhada do esposo, Carminho e do filho Ergino Ferreira, todos voluntários do instituto.
Aparecida destacou que até aqui o apoio de muitos colaboradores tem criado as condições para o trabalho, mas que o sonho sempre foi ampliar o alcance e os serviços e que isso será possível por meio da sede da entidade.
Já Ergino Ferreira adiantou que a ideia é oferecer suporte na área da saúde, com a ação voluntária de profissionais da saúde, como psicólogos, nutricionistas e médicos, além de orientação jurídica. De outro lado, a sede vai favorecer a realização de oficinas de capacitação e formação de mão-de-obra.
Serviço: A sede do Instituto Esperança e Vida fica na Rua 5 de Abril, 1265, de frente com o Hospital Materno Infantil, na Marabá Pioneira. O Instagram é @ institutoesperancaevida