Correio de Carajás

HMI realizou mais de 20 mil atendimentos e 6 mil procedimentos só em 2022

Mais de 2.500 mulheres vieram de outros municípios ter bebê em Marabá

Foto: Núbia Suriane

Principal referência no atendimento de gestantes e recém nascidos da região sudeste do Pará, o Hospital Materno Infantil encerrou o ano de 2022 com 6.641 procedimentos realizados, entre partos, internações, laqueaduras e curetagens. Desse número, 2.530 são gestantes vindas de outros municípios para serem atendidas na casa de saúde.

A reportagem do Correio de Carajás fez um levantamento junto à direção do HMI sobre os números de atendimentos na maternidade ao longo de 2022, a despeito das denúncias recentes que envolvem aquela casa de saúde.

Do dia 1º de janeiro até 31 de dezembro de 2022 foram registrados 2.664 partos normais e 2.111 procedimentos cesáreos.

Leia mais:

Contudo, o HMI não realiza apenas partos e procedimentos cirúrgicos. O local atende uma média de 1.700 gestantes mensalmente, que vão em busca de atendimento ambulatorial, totalizando em 2022 um número de 20.533 consultas.

Segundo a diretora administrativa, Alciléia Tartaglia, mesmo com as dificuldades para conseguir acolher todas as gestantes que procuram por atendimento na unidade, a equipe que atua no hospital faz de tudo para que todos os pacientes sejam recebidos da melhor forma.

“Não atendemos só pacientes de Marabá. Muita gente chega aqui de outros municípios sem passar pela regulação, e nós não mandamos ninguém embora”, diz

Atualmente, a maternidade possui 396 funcionários que atuam em todos os setores. Desse número, são 17 médicos obstetras, 16 médicos pediatras, 28 enfermeiros e 150 técnicos de enfermagem.

Mesmo com todas as críticas, Alciléia ressalta que o trabalho no hospital não é fácil, e que infelizmente intercorrências acontecem. Contudo, a maternidade tem feito de tudo para que o atendimento seja cada vez mais humanizado.

“Estamos trabalhando agora com o Projeto Acolher. O parto é um dos momentos mais importantes e delicados na vida de uma mulher. É ofertado ao acompanhante comparecer à sala de parto, além do corte do cordão umbilical. Temos as redinhas e os polvos, que imitam o colo do útero, como se eles não estivessem sozinhos, para ofertar aos recém nascidos. Estamos trabalhando em busca de melhorias sempre”.

Vale ressaltar que no HMI também são feitas internações de recém nascidos. Em 2022, foram 685, inclusive de outros municípios. (Ana Mangas)