Nesta sexta-feira (29) uma equipe técnica da Sespa visitou o município de Marabá, no sudeste estadual, para dar suporte às Unidades Básicas de Saúde dos municípios, em ação preventiva de combate à covid-19.
“Já nós disponibilizamos em parceria com a prefeitura para ampliar mais oito leitos de UTI e 16 leitos clínicos no Hospital Municipal de Marabá. Isso é uma medida preventiva, o Governo do Estado está se antecipando na estratégia de contigenciamento para que não soframos grande pressão sobre o sistema de saúde da região”, reforçou o secretário adjunto da Sespa, Sipriano Ferraz.
Leia mais:A preocupação do governo é dar uma retaguarda para que todas as regiões possam atender à população. “O Estado não tem medido esforços no enfrentamento da pandemia. Marabá é um polo, por isso, é tão importante essa ação antecipada e a parceria entre as esferas municipais e estaduais. A Secretaria Regional tem atuado nessa articulação junto com a Sespa e vem acompanhando a situação dos casos na região”, explicou João Chamon, secretário Regional de Governo para o Sul e Sudeste do Pará.
A Prefeitura de Marabá reconhece o esforço e o trabalho do Governo do Estado para atender todos os municípios. “Nós contamos com a parceria, a Sespa sempre solicita junto com a Secretaria Regional, no atendimento de nossas demandas e vamos juntos ampliar nossos leitos“, disse o prefeito, Tião Miranda.
OCUPAÇÃO DE LEITOS
O Hospital Regional de Marabá oferta quatro leitos clínicos e 20 leitos de UTI para pacientes com covid-19. Além de atender pacientes em ala exclusiva de pacientes com o novo coronavírus, também mantém os atendimentos médicos ambulatorial, de urgência e emergência e outras especialidades.
“Uma das nossas principais dificuldades é que muitos pacientes recusam a transferência. Inclusive no próprio município, tem muitos que não aceitam sair do hospital municipal e ir para o regional. É importante que a população também compreenda que os médicos avaliam a situação de cada paciente e encaminham para um melhor atendimento”, esclareceu a diretora do 11º Centro Regional de Saúde, Irlândia Galvão. (Com Ag. Pará)