Correio de Carajás

Marabá: Estado e Município já preparam convênio para obra da nova ponte

Reunidos em audiência, em Belém, o vice-prefeito Luciano Dias e os secretários de Estado João Chamon e Hana Ghassan | Foto: Divulgação
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

A nova ponte sobre o Rio Itacaiúnas terá como objetivo criar mais uma ligação entre os complexos Cidade Nova e Nova Marabá, desafogando o trânsito

Mais um passo foi dado esta semana rumo à formalização da parceria entre o Estado do Pará e o Município de Marabá para a obra de construção de uma nova ponte sobre o Rio Itacaiúnas, na área urbana da cidade. O secretário regional de Governo do Sul e Sudeste do Pará, João Chamon Neto, e o vice-prefeito de Marabá, Luciano Dias, estiveram reunidos em Belém com a secretária de Planejamento do Estado, Hana Ghassan. Eles trataram do anteprojeto e da preparação para a assinatura de convênio.

A audiência aconteceu no dia 8 de junho, e o Município enviou toda a documentação prévia já existente sobre a obra, material que passará agora por um checklist, diante das exigências já naturais desse tipo de processo. Chamon destaca que os órgãos do Estado envolvidos receberam orientação direta do governador Helder Barbalho, no sentido de que o apoio a esta obra é uma prioridade para o seu governo.

“O governador vem recebendo de mim todas as informações sobre o processo e já sabemos que o convênio, quando estiver pronto, será assinado entre a Secretaria de Estado de Transporte (Setran) e a Prefeitura de Marabá”, adianta Chamon.

Leia mais:

O secretário também revelou que a parcela do Estado no recurso financeiro para a construção da ponte será superior a 50%, o que já foi garantido diretamente ao prefeito Tião Miranda, mas que os detalhes sobre o valor exato que o Pará vai investir nessa obra será anunciado pelo próprio governador, tão logo os tramites formais já estejam alinhados. “O que posso dizer é que se trata de uma parceria que tem agradado tanto ao Estado, quanto ao Município, e o governador está pedindo celeridade na parte documental, para poder assinar o convênio o mais breve possível”, respondeu Chamon, ao portal Correio de Carajás.

A nova ponte sobre o Rio Itacaiúnas terá como objetivo criar mais uma ligação entre os complexos Cidade Nova e Nova Marabá, desafogando o trânsito hoje afunilado na BR-230. Embora duplicada no início da última década, a atual ponte já enfrenta estrangulamento do tráfego em muitos horários, numa cidade que segue em franco crescimento e ampliação da frota de veículos. (Da Redação)

 

 

Região onde especula-se que ficará a nova ponte, mas projeto ainda não foi divulgado | Imagem: Drone Correio

 

 

Comentários

Mais

Marabá: Salário mínimo começa a ser pago a famílias atingidas pela enchente

Marabá: Salário mínimo começa a ser pago a famílias atingidas pela enchente

Entre as várias iniciativas do governo do Estado para apoiar as famílias atingidas pelas cheias dos rios Tocantins e Itacaiúnas,…
Saúde antecipa entrega de terceiro lote de vacinas pediátricas

Saúde antecipa entrega de terceiro lote de vacinas pediátricas

O Ministério da Saúde divulgou nesta segunda-feira (17) que antecipou a data da chegada do terceiro lote das vacinas pediátricas.…
Pará registra 17.249 mortes por Covid-19 e 634.200 casos

Pará registra 17.249 mortes por Covid-19 e 634.200 casos

O Pará contabiliza 17.249 mortes e 634.200 casos de Covid-19 desde o início da pandemia, segundo os dados divulgados no…
Multidão na orla para curtir enchente preocupa autoridades

Multidão na orla para curtir enchente preocupa autoridades

A via do bambuzal engarrafada, a Avenida Antônio Maia lotada de veículos de um lado e do outro. As transversais,…
Covid: Saúde começa a distribuir 2ª remessa de vacinas para crianças

Covid: Saúde começa a distribuir 2ª remessa de vacinas para crianças

O Ministério da Saúde começou a distribuir a segunda remessa de vacinas contra a covid-19 voltadas para crianças. O lote…
Projeto cicloviário para Marabá nasce na Unifesspa

Projeto cicloviário para Marabá nasce na Unifesspa

A turma de engenharia civil da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa) desenvolveu projetos cicloviários para a…