Correio de Carajás

Marabá: Estado e Município já preparam convênio para obra da nova ponte

A nova ponte sobre o Rio Itacaiúnas terá como objetivo criar mais uma ligação entre os complexos Cidade Nova e Nova Marabá, desafogando o trânsito

Mais um passo foi dado esta semana rumo à formalização da parceria entre o Estado do Pará e o Município de Marabá para a obra de construção de uma nova ponte sobre o Rio Itacaiúnas, na área urbana da cidade. O secretário regional de Governo do Sul e Sudeste do Pará, João Chamon Neto, e o vice-prefeito de Marabá, Luciano Dias, estiveram reunidos em Belém com a secretária de Planejamento do Estado, Hana Ghassan. Eles trataram do anteprojeto e da preparação para a assinatura de convênio.

A audiência aconteceu no dia 8 de junho, e o Município enviou toda a documentação prévia já existente sobre a obra, material que passará agora por um checklist, diante das exigências já naturais desse tipo de processo. Chamon destaca que os órgãos do Estado envolvidos receberam orientação direta do governador Helder Barbalho, no sentido de que o apoio a esta obra é uma prioridade para o seu governo.

“O governador vem recebendo de mim todas as informações sobre o processo e já sabemos que o convênio, quando estiver pronto, será assinado entre a Secretaria de Estado de Transporte (Setran) e a Prefeitura de Marabá”, adianta Chamon.

Leia mais:

O secretário também revelou que a parcela do Estado no recurso financeiro para a construção da ponte será superior a 50%, o que já foi garantido diretamente ao prefeito Tião Miranda, mas que os detalhes sobre o valor exato que o Pará vai investir nessa obra será anunciado pelo próprio governador, tão logo os tramites formais já estejam alinhados. “O que posso dizer é que se trata de uma parceria que tem agradado tanto ao Estado, quanto ao Município, e o governador está pedindo celeridade na parte documental, para poder assinar o convênio o mais breve possível”, respondeu Chamon, ao portal Correio de Carajás.

A nova ponte sobre o Rio Itacaiúnas terá como objetivo criar mais uma ligação entre os complexos Cidade Nova e Nova Marabá, desafogando o trânsito hoje afunilado na BR-230. Embora duplicada no início da última década, a atual ponte já enfrenta estrangulamento do tráfego em muitos horários, numa cidade que segue em franco crescimento e ampliação da frota de veículos. (Da Redação)

 

 

Região onde especula-se que ficará a nova ponte, mas projeto ainda não foi divulgado | Imagem: Drone Correio