Correio de Carajás

Hemocentro de Marabá faz campanha de incentivo à doação de sangue

O Hemocentro Regional de Marabá atende pacientes de 37 municípios da região

Com o objetivo de incentivar a solidariedade e a conscientização da população quanto à doação de sangue, o Ministério da Saúde (MS) criou, em 2015, o Junho Vermelho.

Segundo o órgão, junho foi escolhido por ser o mês que antecede as férias e muitas pessoas viajam, havendo assim uma diminuição nas doações nesse período.

“Os pacientes que estão nos hospitais precisando de sangue não têm outra opção a não ser esperar o ato de amor do doador. Não existe outro componente que substitua o sangue”, explica Regiane Izaías, gerente do Hemocentro Regional de Marabá.

Leia mais:

Com a meta mensal de 690 bolsas de sangue, o hemocentro tem conseguido atingir a meta. Dona Antônia Sousa, de 57 anos, é frequentadora assídua do Hemopa. Há exatos seis anos ela vai ao local de três em três meses para fazer sua doação sanguínea.

Antônia Sousa é doadora de sangue há seis anos e frequenta o Hemopa periodicamente/Foto: Evangelista Rocha
Antônia Sousa é doadora de sangue há seis anos e frequenta o Hemopa periodicamente/Foto: Evangelista Rocha

“É uma forma de ajudar as pessoas que precisam. Estou saudável e posso doar, então faço”, conta a incentivadora, que já levou muita gente até o hemocentro para, assim como ela, doar sangue.

A gerente explica que em 2021, somente no mês de maio a meta não foi alcançada, ficando com 552 bolsas coletadas.

No último sábado (5), o Hemopa abriu as portas para os membros da Igreja Adventista do 7º Dia, que realizou uma campanha interna de doação de sangue, onde foram coletadas 199 bolsas.

“Ficamos muito felizes com essa campanha, já estamos com uma boa reserva este mês, mas a gente precisa que todos se conscientizem para que possamos manter o estoque abastecido”, frisa.

De acordo com Regiane, o Hemopa de Marabá atende 37 municípios da região com necessidades diárias. “Com o covid-19, as outras doenças não desapareceram. Aumentou mais uma”, justifica.

É uma forma de ajudar as pessoas que precisam, muitas pessoas estão precisando. Estou saudável, posso doar, então faço isso. Eu incentivo as pessoas a virem e já trouxe muita gente aqui”.

HEMONIVER

Para quem deseja comemorar seu aniversário de uma forma solidária, o Hemopa criou o hemoniver. Trata-se de um espaço preparado exclusivamente para que o aniversariante receba seus amigos. Para a comemoração, ele pode levar bolo, salgados e refrigerantes. No lugar de presentes, os amigos doam sangue.

“O aniversariante e os convidados realizam a doação e depois comemoram juntos. Esse é um belo presente para salvar vidas”, explica Regiane. (Ana Mangas)

CONDIÇÕES PARA DOAR

– Estar em boas condições de saúde.

– Ter entre 16 e 69 anos, desde que a primeira doação tenha sido feita até 60 anos (menores de 18 anos precisam estar acompanhados de um responsável)

– Pesar no mínimo 50kg.

– Estar descansado (ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas).

– Estar alimentado (evitar alimentação gordurosa nas 4 horas que antecedem a doação).

– Apresentar documento original com foto recente, que permita a identificação do candidato, emitido por órgão oficial.