Correio de Carajás

Marabá e Parauapebas somam 115 mortes e 1,2 mil casos de coronavírus

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
3 Visualizações

Na noite desta quarta-feira (20), as prefeituras de Marabá e Parauapebas lançaram os novos informes epidemiológicos que revelam a situação da covid-19 em ambos os municípios. Os dados inquietam. Em Marabá, dentro de 24 horas, mais quatro pessoas morreram e 41 foram diagnosticadas com o novo coronavírus. Parauapebas, por seu turno, contabiliza mais três mortes e 106 casos no período.

A quantidade de testes positivos da doença em Marabá saltou de 365 para 401 em 24 horas. Nas mortes, o pulo foi de 57 para 61. Em Parauapebas, o número de testes positivos passou de 694 para 800, enquanto o de vítimas fatais avançou de 51 para 54. O índice de letalidade nos municípios está calculado em 15,2% e 6,7%, nesta ordem.

Elaborado pelo Portal Correio de Carajás

Entre as quatro novas vítimas fatais da covid-19 em Marabá, estão um homem de 47 anos sem doenças preexistentes, uma mulher de 70 com hipertensão, outra de 76 anos com diabetes e um homem de 87 com histórico de hipertensão e diabetes. O local da morte dos pacientes não foi divulgado pela prefeitura.

Leia mais:

Em Parauapebas, as novas mortes são a de um homem de 35 anos, uma mulher de 57 e um homem de 76 anos. Todos estavam internados em leitos de tratamento intensivo e, à exceção do homem de 76, possuíam obesidade, hipertensão e cardiopatia como fatores de risco.

Conforme o epidemiológico de Marabá, do total de infectados, 207 receberam alta, 34 continuam internados, 87 estão em isolamento domiciliar e 12 se encontram na UTI. A prefeitura relata, ainda, 18 casos em análise e 60 descartados.

Atualizado nesta quarta-feira (20)

Em Parauapebas, 384 venceram a doença, 58 permanecem internados e 304 estão em confinamento residencial. Além disso, 425 casos foram descartados desde o início da pandemia e 80 continuam sob investigação.

Via Twitter, a Secretaria de Saúde Pública do Pará (Sespa) comunicou que o Hospital de Campanha instalado no Carajás Centro de Convenções está atendendo 32 pacientes. Desde a sua inauguração, 110 já foram assistidos e 57 receberam alta.

Fluxo no centro comercial da Cidade Nova anda agitado (Foto: Evangelista Rocha)

Isolamento

Na segunda-feira (18), a taxa de isolamento social em Marabá caiu para 41,1%. Parauapebas ficou de pronto modo na frente, com 42,3%. Esta é a medição mais atualizada da Secretaria Adjunta de Inteligência e Análise Criminal (Siac), repartição da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social do Pará (Segup).

A nova indicação mostra que a população de Marabá e Parauapebas deixou de obedecer às medidas de restrição, visto que no domingo (17) o índice era de 52,8% e 51,5%, na sequência. As meta estipulada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e pelo governo é de 70%.

Foto: Twitter/Sespa

Situação no Pará

O Pará registrou 224 novas mortes por coronavírus em 24 horas nesta quarta-feira (20), e o número total subiu para 1.778 desde o início da pandemia. Ao todo, são 18.929 casos confirmados da doença no estado, acréscimo de 1.752. O índice de letalidade é de 9,3%.

Convém salientar que, a partir desta data, a Sespa passou a informar os números da subnotificação no estado, o que altera a perspectiva analisada do ponto de vista de mortes e casos confirmados em um dia.

O mais recente boletim da secretaria aponta, ainda, 4.910 casos descartados, 176 em análise e 11.560 pacientes que se recuperaram da doença. Isto representa 61% do total de infectados. (Da Redação)

Comentários
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Mais

Músicos fecham acesso à ponte rodoferroviária com barreira

Músicos fecham acesso à ponte rodoferroviária com barreira

Conforme prometido previamente, a categoria dos músicos da noite de Marabá, que estão sem poder trabalhar há várias semanas, em…
Pará se destaca na Amazônia em transparência de dados ambientais

Pará se destaca na Amazônia em transparência de dados ambientais

O relatório “Transparência das informações ambientais na Amazônia Legal: o acesso à informação e a disponibilização de dados públicos”, lançado…
MEC abrirá em maio inscrições para bolsas remanescentes

MEC abrirá em maio inscrições para bolsas remanescentes

O Ministério da Educação (MEC) vai abrir, nos dias 3 e 4 de maio, as inscrições para as bolsas remanescentes…
Casa da Cultura de Canaã celebra o Mês do Índio

Casa da Cultura de Canaã celebra o Mês do Índio

A cultura paraense é marcada por forte influência indígena. A contribuição do povo mais antigo no solo brasileiro pode ser…
Pandemia de covid-19 "está longe de terminar", diz chefe da OMS

Pandemia de covid-19 "está longe de terminar", diz chefe da OMS

Confusão e negligência no combate à Covid-19 fazem com que a pandemia esteja longe de terminar, mas a situação pode…
MST programa ações em torno dos 25 anos do Massacre de Eldorado

MST programa ações em torno dos 25 anos do Massacre de Eldorado

Entre os dias 10 e 21 de abril, o Movimento Sem Terra (MST) tem ações afirmativas programadas em torno da…