• ㅤTV CORREIO
  • ㅤRÁDIO
  • ㅤCORREIO DOC
Menu
  • ㅤTV CORREIO
  • ㅤRÁDIO
  • ㅤCORREIO DOC
Pesquisar
Pesquisar
Fechar
ㅤㅤ ㅤㅤ ㅤㅤ ㅤㅤ
CIDADES
POLÍTICA
POLÍCIA
ESPORTES
ENTRETENIMENTO
COLUNISTAS
RONDA POLÍTICA

Marabá: Casos de assassinato diminuem em fevereiro

Em fevereiro do ano passado ocorreram 13 homicídios em Marabá, enquanto neste mês de fevereiro, segundo a polícia, aconteceram 7 mortes e uma tentativa

por Redação
26/06/2020
em Polícia
Marabá: Casos de assassinato diminuem em fevereiro

Uma Blitz rotineira tem o poder de colocar um criminoso foragido atrás das grades

209
Visualizações

Em fevereiro do ano passado, foram registrados 13 homicídios dentro de Marabá. Já neste mês de fevereiro, que se encerra neste sábado (29), ocorreram 7 homicídios e uma tentativa, totalizando oito investigações. Os números representam uma diminuição de quase 40%. Mesmo assim, os procedimentos requerem tempo e esforço concentrado do Departamento de Homicídios, como explica o delegado Toni Vargas, que está à frente da delegacia especializada.

Por trás de uma pilha de procedimentos, que dividem lugar com uma garrafa de café para mantê-lo sempre atento às investigações, diz que essa diminuição dos assassinatos se deve a alguns fatores. “Não tem protagonista; o que há é um conjunto de ações”, revela o delegado.

Delegado Toni Vargas, ao lado de uma pilha de procedimentos, investiga os casos de homicídio

Vargas explica que entre essas ações estão o fortalecimento do patrulhamento feito com motocicletas pela Polícia Militar, que permite maior mobilidade dos policiais na busca por suspeitos e acaba inibindo ações delituosas, porque os criminosos percebem a movimentação dos PMs nas ruas.

Outra ação destacada pelo delegado é a realização de Blitzen pela Polícia Rodoviária Federal (PRF), pelo Departamento de Estado de Trânsito (DETRAN) e Departamento Municipal de Trânsito e Transporte Urbano (DMTU). Durante essas abordagens, já foram realizadas prisões de foragidos de Justiça.

Soma-se a isso as constantes operações realizadas pela Polícia Civil em Marabá e região que têm resultado na prisão de foras da lei. Destaca-se neste particular, a prisão de Donizete Silva Pontes, conhecido como “Doni” ou “Loirinho”, e Edinaldo Moura dos Santos, apelidado de “Fofo”, que são suspeitos de integrarem uma organização criminosa responsável por homicídios em Marabá, denominada a “Liga da Justiça”.

CRAMA, sob intervenção, pode ter contribuído para queda de homicídios

Intervenção

Outro fator que pode ter contribuído de forma decisiva para a diminuição dos homicídios em Marabá, segundo o delegado Toni Vargas, foi a intervenção nas casas penais de Marabá, desde o mês de janeiro, com proibição de visitas, por tempo indeterminado, logo após uma tentativa frustrada de fuga em massa.

Toni Vargas entende que o corte de vínculos entre o mundo externo e os detentos que estão no Centro de Recuperação Agrícola Mariano Antunes (CRAMA) e Central de Triagem Masculina de Marabá (CTMM) impede a concretização de negócios escusos, inclusive de ordens para execuções.

SAIBA MAIS

Toni Vargas também falou dos números relativos aos meses de janeiro deste ano e janeiro de 2019. Mês passado 10 assassinatos, sendo 9 homicídios e um latrocínio. Já no primeiro mês de 2019 foram 10 homicídios em oito ocorrências. Ou seja, houve duas duplas execuções.

(Chagas Filho)

Comentários
Tags: MarabáPará
Matéria anterior

Condenado por feminicídio é preso pela PRF

Próxima matéria

Caso Maura: Toni Vargas investigará morte na Vila Militar

RelacionadaMatérias

Quatro meses depois, polícia prende homem por tentativa de homicídio
Polícia

Quatro meses depois, polícia prende homem por tentativa de homicídio

26/01/2021
237
Homem tenta atacar família no Vale do Itacaiunas e morre com um tiro
Destaques

Homem tenta atacar família no Vale do Itacaiunas e morre com um tiro

26/01/2021
3k
Justiça lança projeto-piloto para redução da oferta de drogas ilícitas
Polícia

Justiça lança projeto-piloto para redução da oferta de drogas ilícitas

26/01/2021
45
Próxima matéria
Polícia aguarda diligências sobre morte de Maura Dubal

Caso Maura: Toni Vargas investigará morte na Vila Militar

Fale conosco

Anuncie no site

94 99212 4484

Facebook
Instagram
Twitter
Youtube

Correio de Carajás - Todos os direitos reservados | 2019