Equipes da Polícia Federal e do Ibama estiveram na manhã desta quarta-feira (14) em São Domingos do Araguaia, no sudeste do Pará, em uma operação contra a comercialização de madeira ilegal. A ocorrência se deu por meio de uma denúncia anônima que os agentes da Polícia Ambiental haviam recebido de moradores da cidade.
O Correio de Carajás esteve presente nos pontos denunciados, onde o analista ambiental Roberto Jose Scarpari, do Ibama, informou ter sido apreendida madeira irregular pronta para a comercialização. Os materiais estavam escondidos em três pontos estratégicos.
Leia mais:“Em um desses pontos constatamos mais de 100 m³ de madeira proveniente da castanheira, que é símbolo do nosso estado e que é protegida por lei. Em outros dois pontos foram mais 55 m³ de outro tipo de madeira branca, também ilegal para comercialização”, explicou.
A maior parte da madeira estava concentrada dentro de um galpão localizado em uma área de difícil acesso. Lá, os agentes encontraram um dos proprietários, que foi multado por desmatamento e venda de madeira ilegal. Não foi informado o valor da multa até o momento. (Luiz Carlos Silva – Freelancer)