Neste sábado, dia 4 de dezembro, 103 estudantes de Marabá participam da 3ª edição do Festival Paralímpico, evento organizado pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) e destinado a crianças de 8 a 17 anos, com e sem deficiência. O evento ocorre paralelamente em 75 cidades do Brasil. Em Marabá, será realizado na Escola Ida Valmont, e organizado pela Secretaria Municipal de Educação (SEMED).
Segundo Luíza Crisóstomo, professora de Educação Física do Departamento de Educação Especial da SEMED, os 103 estudantes vão disputar três modalidades esportivas: vôlei sentado, futebol de cinco e tênis de mesa.
A competição, segundo ela, envolve alunos de 14 escolas públicas e uma privada, e 30 educadores e 20 voluntários estarão envolvidos na competição, que visa comemorar o Dia da Pessoa Com Deficiência, que transcorre em 3 de dezembro.
Leia mais:O Festival Paralímpico Loterias Caixa também celebra o Dia Nacional do Atleta Paralímpico, comemorado em 22 de setembro. No entanto, por conta da pandemia de Covid-19, o evento foi adiado e acompanhará o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência (3 de dezembro).
O evento é organizado no Brasil pelo CPB desde 2018, com exceção de 2020, quando foi suspenso por causa da pandemia de coronavírus. O objetivo do Festival é promover atividades físicas e brincadeiras lúdicas entre os participantes, a fim de iniciá-los no esporte de uma maneira assertiva e prazerosa. Além disso, o projeto também vai promover valores como a inclusão e a empatia para as pessoas presentes nas sedes.
O Festival Paralímpico tem o patrocínio das Loterias Caixa.