Um dia após a Presidência do Tribunal de Justiça do Pará (TJPA) empossar e nomear 30 novos servidores, mais 55 aprovados no Concurso Público nº 2/2014 para provimento de cargos de níveis médio e superior foram convocados, nesta terça-feira, 9, pelo desembargador presidente Ricardo Ferreira Nunes. Do total a ser empossado, são 45 analistas judiciários, dois oficiais de justiça avaliador e oito auxiliares judiciários. O edital de chamada está publicado no Diário de Justiça Eletrônico.
Os novos convocados irão atuar nas Comarcas de Belém e do Interior do Estado. Os analistas judiciários serão lotados nos polos de Belém, Redenção, Cametá, Marabá, Tomé-Açu e Santarém. Os auxiliares judiciários são dos polos de Belém, Ananindeua, Marabá, Tome-Açu e Santarém. Os oficiais de justiça serão destinados às Comarcas de Chaves e Xinguara. Atualmente, o Poder Judiciário do Pará conta com 4.310 servidores e 357 magistrados entre juízes, desembargadores e pretores.
Os candidatos têm até o dia 25 de outubro de 2018, no horário entre 8h e 14h, conforme prévio agendamento telefônico, para comparecerem à Divisão de Administração de Pessoal da Secretaria de Gestão de Pessoas (SGP) e apresentarem, com a finalidade de habilitação, a documentação digitalizada e em original para validação, prevista no Edital de Abertura do Concurso (Capítulo XIX, Item 19.5, alíneas “a” a “t”) e constante da relação que será encaminhada para o e-mail informado pelo candidato no ato da inscrição e disponível aqui.
Leia mais:Ainda no período, também mediante prévio agendamento telefônico, o candidato será submetido à inspeção médica realizada pela Junta de Saúde do TJPA, mediante a apresentação de laudo médico, de sanidade física e mental, além dos exames laboratoriais e complementares, que correrão às expensas do candidato. O não comparecimento do interessado no prazo previsto acarretará a eliminação no concurso e a perda da vaga do referido cargo. A Divisão de Administração de Pessoal da SGP está localizada rua Curuçá, nº. 555, entre as travessas José Pio e Manoel Evaristo, no bairro do Telégrafo, em Belém.
Esta é a 13ª convocação de novos servidores do Judiciário paraense, totalizando 587 candidatos chamados durante gestão do biênio 2017/2019. De acordo com a Divisão de Administração de Pessoal da Secretaria de Gestão de Pessoas (SGP), desse quantitativo, 233 foram analistas judiciários, 96 oficiais de justiça, 258 auxiliares judiciários convocados nesta gestão.
Durante a gestão do biênio 2017/2019, foram realizadas 13 cerimônias de posse com 382 empossados, sendo 154 analistas judiciários, 69 oficiais de justiça e 159 auxiliares judiciários. Cerca de 85 mil pessoas se inscreveram no concurso público em 2014 que ofertou 200 vagas para servidores nos níveis médio e superior, sendo 84 vagas para analista judiciário (área/especialidade Direito); 23 para Analista Judiciário (áreas/especialidades diversas como Pedagogia, Psicologia, Serviço Social, Engenharia, dentre outras); 25 para Oficial de Justiça Avaliador; e 68 para Auxiliar Judiciário, além de cadastro de reserva.
O quantitativo total de convocação desde 2015 foi de 973 candidatos, dos quais foram 428 analistas judiciários, 160 oficiais de justiça e 385 auxiliares judiciários. A convocação de novos servidores está alinhada com a iniciativa Fortalecimento da Gestão do 1º Grau de Jurisdição, do macrodesafio Celeridade e Produtividade na Prestação Jurisdicional, e com o macrodesafio da Melhoria da Gestão de Pessoas, previstos no Plano de Gestão deste biênio. (TJPA)