Correio de Carajás

Maiores de 30 anos decepcionam, fila anda e jovens lotam ponto de vacinação

Fotos: Evangelista Rocha

COVID-19

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

ATUALIZAÇÃO: A Prefeitura de Marabá informou no início da noite desta terça que as doses disponíveis acabaram. Há previsão de chegada de novo lote ainda nesta semana.

Após não ser atingida a expectativa de vacinação contra a covid-19 do grupo de pessoas com mais de 30 anos sem comorbidades, a Prefeitura de Marabá fez um chamado às pressas na manhã desta terça-feira (20) para a aplicação de doses ainda disponíveis no município.

A convocação em cima do lance não inibiu o grupo com mais de 25 anos sem comorbidades que estava ansioso para ser vacinado. Antes mesmo das 14 horas, horário agendado para o início da vacinação, já eram grandes o movimento e a fila no Centro de Convenções, localizado na Rodovia BR-222.

O município deu continuidade, ainda, à vacinação das gestantes e puérperas a partir de 18 anos sem comorbidades e de integrantes dos grupos prioritários como professores, profissionais da limpeza pública, motoristas e idosos que ainda não tivessem sido vacinados.

Leia mais:

O Correio de Carajás acompanhou o trabalho desenvolvido nesta terça e constatou que a ação era realizada de forma organizada e rápida. As pessoas que foram se vacinar, inclusive, teceram muitos elogios para a equipe de profissionais que estava administrando a imunização.

Isabelle Vieira Nogueira, de 26 anos, estava emocionada por finalmente poder se vacinar e realçou a importância de procurar o centro enquanto durar a campanha contra a covid-19, relatando surpresa ao receber a informação de que havia chegado a sua hora.

Isabelle Vieira Nogueira mostrando o cartão de vacinação

Ela afirma ter chegado no horário estipulado para início dos trabalhos e em menos de 30 minutos já estava imunizada com a primeira dose.

O mesmo aconteceu com Pedro Rodrigues, que salientou ter se assustado com o grande público que encontrou para se vacinar, mas aliviado ao perceber que o ritmo da fila era rápido. Nem 15 minutos após a chegada dele ao local já estava com o comprovante de vacinação em mãos. “Eu estava muito ansioso e entendo a importância da vacinação para que a vida volte ao normal, do jeito que era antes”, diz.

Pedro Rodrigues esperando a vez de se vacinar

O Secretário Regional de Governo do Sul e Sudeste, João Chamon Neto, acompanhava a imunização e afirmou acreditar que a meta de governo de vacinar toda a população paraense com mais de 18 anos em setembro poderá ser alcançada até meados de agosto, acrescentando ser possível que a população acima de 23 anos seja vacinado ainda neste mês.

Secretário Regional João Chamon está otimista com o calendário

Relembrou, entretanto, a dificuldade enfrentada pelo país para recebimento de vacinas, mas ressaltando que o município de Marabá é um dos mais avançados em vacinação no estado.

A coordenadora da equipe Extra Muro da Secretaria Municipal de Saúde, Cintia Pombo, disse em entrevista que as doses desta terça sobraram da vacinação da semana passada, destinada ao público com idades acima de 30 anos.

Conforme ela, a procura foi caindo e com isso a equipe resolveu baixar a idade para 25 anos para alcançar maior número de pessoas vacinadas. Apenas nesta terça, destacou, a equipe acredita ter recebido cerca de 1.500 pessoas no Centro de Convenções.

Cintia Pombo, coordenadora da equipe Extra Muro, diz que público acima dos 30 diminuiu a procura

A assessoria de comunicação da Prefeitura de Marabá informou, ao final da tarde, haver doses para serem aplicadas ainda nesta quarta-feira (21). No início da noite, entretanto, atualizou a informação, afirmando terem sido aplicadas todas as doses disponibilizadas.(Henrique Garcia)

Comentários

Mais

Vereadora Vanda se licencia da Câmara e Badeco assumirá em seu lugar

Vereadora Vanda se licencia da Câmara e Badeco assumirá em seu lugar

Na sessão ordinária desta terça-feira, 3, foi lida, em Plenário, uma “Carta ao povo de Marabá”, em que a vereadora…
Grupamento de Bombeiros em Marabá tem novo comandante

Grupamento de Bombeiros em Marabá tem novo comandante

O major QOBM Felipe Galúcio de Souza, de 45 anos, é o novo comandante do 5º Grupamento de Bombeiros Militar…
Bike adaptada leva Eric e a família para a Orla

Bike adaptada leva Eric e a família para a Orla

Aos 21 anos, Eric Fernandes Silva Souza integra o grupo de pedal Brutas e Cia MBA, juntamente com a mãe,…
A “magrela” que transforma vidas em Marabá

A “magrela” que transforma vidas em Marabá

Marabá ganhou um presente neste verão. É a uma ciclofaixa de cerca de 9 quilômetros, que vai do Km 6,…
MPPA firma TAC com Itupiranga para realização de concurso público

MPPA firma TAC com Itupiranga para realização de concurso público

Nesta sexta-feira (30), a Promotoria de Justiça de Itupiranga firmou um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) com o Município.…
Pará chega a 572.520 casos de Covid-19 e 16.058 mortes

Pará chega a 572.520 casos de Covid-19 e 16.058 mortes

O Pará registra neste segunda-feira (2) um total de 572.520 casos de Covid-19 e 16.058 mortes desde o início da…