Com grande parte do corpo atrofiado, conseguindo movimentar apenas uma das mãos e a cabeça, o jovem Handriw Rafael Vasconcelos Souza, de 19 anos, vive aos cuidados da mãe, Danuzia Martins Vasconcelos, de 38 anos, que está precisando de uma cadeira de banho para proporcionar mais conforto ao filho no momento da higiene.
O Correio de Carajás conversou com ela nesta sexta-feira (23). Danuzia conta que ela e o filho viviam em Marabá, mas precisaram se mudar para Goiânia, capital do Estado de Goiás, para dar continuidade ao tratamento dele. Handriw tem Distrofia Muscular de Duchenne, um distúrbio hereditário de fraqueza muscular progressiva que geralmente acomete meninos. A doença não tem cura, mas pode ser controlada com muita fisioterapia e medicamentos.
Danuzia relata que o tratamento de Handriw é muito caro e em Goiânia consegue baratear os custos com a assistência do Centro Estadual de Reabilitação e Readaptação Dr. Henrique Santillo, conhecido como CRER. Nesse hospital, que atende exclusivamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS), ele é acompanhamento pelos médicos, faz fisioterapia e cirurgias necessárias, como a troca de sonda para alimentação.
Leia mais:A mãe, no entanto, ainda tem outros gastos e pede apoio, por meio de doações financeiras, para a aquisição da cadeira de banho. A ajuda pode ser feita por meio de pix, com a transferência de qualquer valor. A chave é o CPF 21218900253, em nome de Maria Raimunda Martins da Silva. (Henrique Garcia)