A Polícia Civil de Tailândia, na região nordeste do Estado do Pará, investiga a morte de um bebê de 8 meses de idade, ocorrido no último sábado (31). A mãe da criança, Eliane Mendes de Souza, de 21 anos, está presa e à disposição da Justiça local.
Capitão da Polícia Militar, Helder Baran, subcomandante da 6ª Companhia Independente de Polícia Militar, atendeu a ocorrência após a criança dar entrada no Hospital Geral de Tailândia. “É uma situação incomum que nos deparamos, onde o estado de saúde da criança era considerado gravíssimo”, observa o oficial.
Ao receber atendimento médico na emergência do Hospital Geral de Tailândia, a equipe médica constatou que João Victor, de 8 meses de idade, havia nascido prematuro, no entanto, apresentava fratura num membro inferior, lesões no crânio e nas costas. E o mais grave é a suspeita de violência sexual. Nesse caso, a profissional de saúde encontrou hematomas característicos de abuso sexual.
Leia mais:João Victor chegou à unidade de saúde em estado grave e faleceu ao ser atendimento no HGT. O caso foi imediatamente comunicado às polícias Civil e Militar, que acionaram o IML de Tucuruí para remover o cadáver. “Perícia mais detalhada da situação da criança será fornecida pelo Centro de Perícias Cientificas Renato Chaves”, informou o capitão Helder Baran.
A mãe da criança, Eliane Mendes, foi presa em flagrante e conduzida à Delegacia de Polícia Civil de Tailândia. Na versão da mulher, João Victor teria caído de uma rede, ocasionando as lesões. Esse álibi foi desmentido pela própria avó da criança.
Para a Polícia Civil, que abriu inquérito para investigar a morte da criança, Eliane que é mãe de uma menina de 6 anos de idade, e morava com as duas crianças numa quitinete, teve comportamento agressivo com o filho de 8 meses de idade, o que teria ocasionado a morte da criança. A PC aguarda resultado de laudos cadavéricos para concluir o inquérito. A mulher está à disposição do Poder Judiciário. (Antônio Barroso/freelancer)