Correio de Carajás

Mãe acusa Samu por óbito e serviço diz que bebê já estava morta

Corpo de bebê passará por necrópsia que deverá identificar a causa da morte/ Foto: Ronaldo Modesto

PARAUAPEBAS

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

Na manhã desta sexta-feira (23), o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) foi chamado ao Residencial Alto Bonito, em Parauapebas, para socorrer a filha de Taynara Dayana, um bebê. A mãe, agora, acusa o serviço de ter sido responsável pelo falecimento de Thayla Hadassa Gomes da Silva, que completaria dois meses em agosto.

Na 20ª Seccional Urbana de Polícia Civil, por onde o caso deverá ser investigado, a dona de casa concedeu entrevista à imprensa afirmando que, por volta das 2 horas, colocou Thayla para dormir. Ela diz que sempre colocava panos nas costas e na barriga da filha, deitando-a de lado. Ao acordar, por volta das 5h30, percebeu que a criança estava “quase sem vida”, foi quando acionou o SAMU.

Taynara relata que a equipe médica levou Thayla ainda com pulsação para dentro do veículo, a fim de realizar os primeiros socorros. Quando a filha foi devolvida à mãe, segundo Taynara, a estava lesionada, arroxeada e com o pescoço quebrado. Taynara diz que foi informada que o atendimento não foi capaz de socorrer a vida de Thayla.

Leia mais:

Uma equipe da perícia do Instituto Médico Legal (IML) esteve na residência de Taynara para realizar os estudos iniciais sobre o que causou a morte de Thayla. O corpo da criança foi removido para a realização de necropsia, que está sendo acompanhada pela Polícia Civil. Apenas o laudo que ainda será confeccionado poderá comprovar a causa da morte.

A Reportagem procurou o coordenador do SAMU em Parauapebas, Manuel Ilson, que informou constar no relatório de atendimento que a criança já estava morta quando os socorristas tiveram acesso a ela.

Conforme o prontuário, disse, o chamado foi realizado às 6h18 para a central de regulação, que fez a triagem e acionou a equipe da unidade de Parauapebas às 6h28. A ambulância chegou ao Alto Bonito às 6h37 e, ainda segundo os dados do prontuário, a criança já estava sem pulso periférico e central, em parada cardiorrespiratória e com rigidez cadavérica. Ela ainda foi levada para a ambulância para a equipe tentar uma reanimação, mas sem sucesso, segundo esclareceu o coordenador.

A Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), também procurada pelo Portal, afirma ter obtido acesso à ligação que chamou o SAMU ao local. Segundo o órgão, o chamado foi realizado pela avó da criança, informando que a criança de 48 dias tinha engasgado e estava com alguma coisa bloqueando a respiração. A avó, acrescenta a Semsa, mencionou várias vezes na ligação que a menina havia morrido.

“O SAMU é um órgão com grande credibilidade e responsabilidade e realizou seu trabalho de maneira rápida e ágil, porém infelizmente não tinha mais como salvar a vida desta criança. Na própria ligação por diversas vezes a avó diz que a criança estava sem vida e pedia a presença rápida do SAMU”, diz a nota emitida pelo órgão. (Juliano Corrêa – com informações de Ronaldo Modesto)

Comentários

Mais

Motorista morre em acidente e menina de 5 anos pede socorro na estrada

Motorista morre em acidente e menina de 5 anos pede socorro na estrada

Um trágico acidente envolvendo um carro modelo Fiat Palio, de cor prata, resultou na morte de Adenilson de Araújo Medeiros,…
PM prende “Super Homem” que foi candidato a vereador em Marabá

PM prende “Super Homem” que foi candidato a vereador em Marabá

Na metade da manhã deste domingo, dia 19, as autoridades policiais ficaram em alerta em Marabá. Por volta das 10…
Garota de 22 é presa em avião quando tentava trazer droga para Marabá

Garota de 22 é presa em avião quando tentava trazer droga para Marabá

Na madrugada do sábado (18), jovem de 22 anos foi presa em flagrante dentro de um avião que aguardava para…
Corpo cheio de facadas é encontrado próximo ao Rio Parauapebas

Corpo cheio de facadas é encontrado próximo ao Rio Parauapebas

Um corpo do sexo masculino foi encontrado na manhã deste domingo (19) em uma estrada que dá acesso ao Rio…
Motoqueiro bêbado provoca acidente na Folha 29

Motoqueiro bêbado provoca acidente na Folha 29

Após atravessar o canteiro central e tentar alcançar a pista, o condutor de uma motocicleta, Elias Alves de Almeida, de…
Motociclista morre ao bater moto em carro estacionado

Motociclista morre ao bater moto em carro estacionado

Uma fatalidade ceifou a vida do trabalhador rural Jorcelino Alves de Araújo, de 51 anos de idade, morador do município…