Correio de Carajás

Luiz Castilho é o novo presidente da Câmara Municipal de Parauapebas

A Câmara Municipal de Parauapebas (CMP) elegeu sua nova Mesa Diretora para o biênio 2019/2020.  Quem vai presidir o Legislativo da cidade mais rica do interior do Estado é o vereador Luiz Aberto Moreira Castilho (PROS), que recebeu nove votos.

Como vice-presidente foi eleito o vereador Antônio Horácio Martins Filho (PSD). A vereadora Eliene Soares (MDB) foi eleita primeira secretária e a vereadora Kelen Adriana Coelho Mesquita (PSD) é segunda secretária.

A eleição aconteceu no horário normal da Sessão Ordinária e teve voto aberto. A votação mais acirrada foi para a vice-presidência, com empate em cinco a cinco entre Horácio Martins, Francisca Ciza (DEM) e Marcelo Parceirinho (PSC).

Leia mais:

Horácio ficou com a vaga por ser o mais velho, conforme determina o Regimento Interno da Câmara em caso de empate em votação para a Mesa Diretora. Na disputa pela primeira secretaria, Eliene Soares obteve oito votos, contra sete de Joelma Leite (DEM). Kellen Adriana, que concorreu sozinha pela segunda-secretaria, foi eleita por unanimidade, com 15 votos. 

Luiz Castilho, que ocupa pela primeira vez o cargo de vereador, se disse ‘surpreso’ por ascender tão rápido a postos importantes na Casa. Diz que isso se deve também à determinação. “Cheguei aqui [Câmara] como um mero vereador. Mas sou uma pessoa determinada e gosto de desafios. Assumi a liderança do governo e, agora, com apoio dos colegas, chego ao cargo mais importante desta casa. É um desafio enorme, mas eu estou pronto para encarar”, declarou o vereador, observando que sempre se empenhou como profissional e, degrau a degrau, vem conseguindo seu espaço agora no meio político.

Ele parabenizou o trabalho desenvolvido pelo colega Elias Ferreira (PSB), que deixa a presidência da Câmara no próximo dia 31 de dezembro. 

Castilho adiantou que pretende fazer uma gestão voltada à população e, tão logo assuma a cadeira, vai reunir os colegas para propor as eles que a Câmara tenha um envolvimento maior com a sociedade. “A gente não deve ficar esperando que só a população venha a esta Casa. A gente também precisa ir à sociedade. Que a gente possa dar a atenção que a sociedade merece e não apenas procurar as comunidades em época de eleição”, frisou o presidente eleito.

A atual Mesa Diretora, que encerra o mandato em 31 de dezembro, é presidida pelo vereador Elias Ferreira, tendo como vice, Pavão; Marcelo Parceirinho, como primeiro secretário; e Francisca Ciza, na segunda secretaria.

DESPEDIDA

Já em tom de despedida, Elias Ferreira fez um balanço da sua gestão destacando os pontos que ele considera como avanços, citando, entre eles, o saneamento das contas do Legislativo. “Eu saio com o sentimento e do dever cumprido. Nesses dois anos, a Câmara não esteve envolvida em nenhum escândalo de corrupção e não tivemos nenhuma ação do Ministério Público, Polícia Federal ou Tribunal de Contas dos Municípios. Isso nos orgulha muito”, pontua Elias.

Segundo ele, com um trabalho de austerida de administrativa, conseguiu reduzir gastos da Câmara em mais de um milhão de reais por mês. “Reduzimos as despesas sem perder a qualidade dos serviços prestados. Isso é que vamos levar de positivo da nossa gestão, sem contar que,graças ao nosso trabalho, conseguimos lutar e obter ganhos que aumentaram a receita do município, como foi caso da luta pelo aumento do percentual da Compensação Financeira pela Exploração de Recursos Minerais [Cefen] e do ISS”, frisou o vereador.

Elias Ferreira preside a última Sessão Ordináriada sua gestão na próxima terça-feira, 18, quando acontece a votação Lei Orçamentária para 2019 (LOA).  (TinaSantos)