Correio de Carajás

Passarelas trazem riscos aos pedestres na Almirante Barroso

As passarelas na avenida Almirante Barroso, em Belém, estão em péssimas condições e trazem riscos aos pedestres. Piso cheios de buracos, colunas rachadas, infiltrações, ferrugem por todo o lado, lixo, falta de coberturas e insegurança. São muitos problemas para quem precisa chegar ao outro ao lado da via.

Na tarde da última segunda-feira (10), o DIÁRIO foi até as três passarelas localizadas na avenida. Em frente ao Instituto Federal do Pará (IFPA), o lixo está espalhado de uma extremidade à outra e os pedestres precisam fazer malabarismos para desviar das poças de água que acumulam devido às infiltrações e goteiras.

(Foto: Octávio Cardoso/Diário do Pará)

Leia mais:

“Quase não passo por aqui, mas quando venho, esse lugar está sempre imundo. Tem muito lixo, urina e até fezes de gente”, comentou Rose Patrício, de 38 anos, diarista. A passarela em questão está localizada entre as travessas Mariz e Barros e a Vileta, bairro do Marco. Na parte externa, a pintura está descascando, há limo, planta nascendo por baixo e infiltrações. O lixo também incomoda a estudante Letícia de Souza, 18. Mas a insegurança é o maior motivo para a jovem apressar os passos. “Não passo aqui depois das quatro da tarde. Fica muito perigoso”, disse.

(Foto: Octávio Cardoso/Diário do Pará)

MEDO

Alguns quarteirões dali, as condições estruturais da passarela localizada em frente a uma faculdade particular gera insatisfação dos usuários. O que chama a atenção é a parte do telhado que está quebrada e os degraus deteriorados. “Falta limpeza e manutenção. Com essa parte sem a telha, quando chove, molha todo mundo. Ainda tem os degraus que ficam lisos. Eu, inclusive, já escorreguei porque os batentes estão assim”, reclama Jacy Pereira, 52, motorista.

Já na passarela em frente à Polícia Federal, também próximo a três unidades de ensino, o local está abandonado. A ferrugem, pichações e os buracos no piso de ferro demonstram que a manutenção não é feita há tempos. “A gente fica até com medo de andar por conta desses buracos no chão. Deveria ter limpeza maior”, comentou Júlia Rocha, 48, professora.

RESPOSTA

Em nota, a Prefeitura de Belém, por meio da Secretaria de Urbanismo (Seurb), informou que a licitação para manutenção das passarelas da avenida Almirante Barroso “já foi concluída e a empresa selecionada iniciará os serviços nesta semana”. Sobre a limpeza, a Secretaria de Saneamento (Sesan) disse que realiza “varrição nos espaços uma vez por semana”.

(Michelle Daniel/Diário do Pará)