Cerca de 10 mil animais, gado PO, leiteiro, comercial, entre touros, animais de cria, recria e engorda, irão passar por leilões presenciais e virtuais na 32ª Exposição Agropecuária de Marabá (Expoama), que terá início logo no próximo dia 8, e vai até 16 de setembro. Os leilões acontecem nos dias 9, 11, 12, 13, 15 e 16 de setembro.
Na noite de quarta-feira (12), a Estância Bahia Leilões, fará leilões virtuais e presenciais transmitidos pelo canal Terra Viva. De acordo com Maurício Fraga, diretor do Sindicato dos Produtores Rurais de Marabá, o leilão virtual possibilita maiores chances de comercialização ao produtor que opta por não trazer os animais para a feira.
“O que representa um gasto, acaba sacrificando-os um pouco no caminhão, a alimentação, clima tropical de Marabá, muitos não querem trazer o gado [por esses fatores]. A Estância Bahia filma na fazenda e mostra o gado no leilão”, detalha Fraga. Logo, os produtores da região que não puderem estar presentes poderão assistir e comprar esses animais pela TV.
Leia mais:DICAS
Fraga frisa que atualmente o mercado do boi gordo está aquecido, subindo o preço e oferta pequena. Ele aconselha que quem queira começar no agronegócio tem de buscar conhecimento, se possível, contratar empresa para dar assessoria na área, pois o mercado está competitivo e não tem lugar para amador. “As margens da pecuária eram mais lucrativas e estão cada vez mais reduzidas”, explicita ele.
O presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Marabá coloca que a concorrência é grande, e por isso o produtor tem de ter bastante eficiência para sobreviver no mercado e se profissionalizar. Estão previstos participar dos leilões: RR Agropecuária, Grupo Revemar, Grupo Cabo Verde, Estância Bahia Leilões, e Ricardo Guimarães (gado de corte). (Emilly Coelho- Assessoria de Comunicação do Sindicato dos Produtores Rurais de Marabá)