Enquanto as ruas são tomadas por blocos e festas durante o Carnaval, uma alternativa considerada mais calma, e repleta de fé e espiritualidade, atrai jovens e famílias católicas: o Cristo Alegria. O evento, que já se tornou tradição em Marabá, tem início no dia 1º de março (sábado) e se estende até o dia 4 (terça-feira) no Colégio Monte Castelo, localizado na Avenida 2000, Bairro Novo Horizonte, Núcleo Cidade Nova.
O credenciamento começa a partir das 16h30 e segue até às 22 horas. De domingo (2) a terça (4), as atividades acontecem das 8h30 às 22 horas. Em entrevista ao Correio de Carajás, o coordenador-geral do evento, Procópio Neto Santos, destacou a proposta do encontro. “O Cristo Alegria nasceu para oferecer uma alternativa cristã ao Carnaval tradicional. Inicialmente focado nos jovens, percebemos, ao longo dos anos, a necessidade de alcançar também as famílias”, conta.
PROGRAMAÇÃO
Leia mais:A programação inclui celebrações diárias da Santa Missa, além de momentos de pregação, atividades para a juventude e shows com atrações da música católica. Entre os nomes confirmados para este ano estão Igor Félix, que já participou de outras edições do evento e se apresentou no Natal Encantado, as Irmãs Pequeninas e o grupo Ministério Seráfico, vindo de Belém. A programação também conta com o DJ católico Alan Nunes, que promete animar o público jovem.
Totalmente gratuito e aberto a todos, o evento busca evangelizar nos três dias de “folia católica”. No entanto, aqueles que desejarem também podem realizar a inscrição antecipada para garantir o almoço e a camisa oficial do congresso pelo Instagram @cristoalegriamaraba.
APOIO À COMUNIDADE
Para incentivar a participação das famílias, a organização oferece transporte gratuito saindo do Km 7, tendo como ponto a Paróquia São José Operário, passando pela Paróquia Sagrado Coração de Jesus (Folha 28), até o Colégio Monte Castelo, tanto na ida quanto na volta, facilitando o acesso de quem não possui meio próprio de locomoção.
Para Procópio Neto, a missão do Cristo Alegria é clara: evangelizar. Segundo ele, não há fins lucrativos, apenas o desejo de levar Cristo para as pessoas.
Em conversa com o Correio de Carajás, o padre Pedro Fabiano, responsável pela Paróquia Sagrada Família e também pelo evento, reforçou a importância de iniciativas como o Cristo Alegria no fortalecimento espiritual. “O congresso acontece em mais um ano, proporcionando às pessoas a oportunidade de viverem um Carnaval diferente. Os jovens, as famílias, todos são convidados. É um encontro de portas abertas”, conclui.
O evento é esperado pela comunidade católica, que acolhe o congresso com fé, música e espiritualidade. Para os cristãos, o período que antecede a preparação para a Páscoa representa uma espécie de “despedida da carne” — da materialidade — antes da Quaresma.
(Milla Andrade)