Correio de Carajás

Justiça suspende concursos públicos no Pará

Foto: Ag. PArá
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Através de uma Ação Civil Pública da Defensoria Pública e do Ministério Público do Estado do Pará, a Justiça decidiu suspender imediatamente a realização de todas as fases/etapas de concursos públicos e/ou processos seletivos simplificados em andamento, onde se faça necessária a presença física de candidatos em locais de provas ou para entrega de documentos. A decisão é válida enquanto estiverem em vigor as fases vermelha ou preta de classificação de nível de risco no Estado e a multa é de R$ 500 mil por fase/etapa de concurso e/ou processo seletivo realizado em descumprimento da decisão.

O juiz Luiz Otávio Oliveira Moreira, que responde pela 5ª Vara Fazendária da Capital, concedeu a tutela da urgência, após uma audiência de conciliação infrutífera ocorrida na manhã desta sexta-feira (12).

A Procuradoria-Geral do Estado (PGE) informa que vai recorrer da decisão.

Leia mais:

ENTENDA

O Governo do Pará está em meio a realização dos concursos para provimento de cargos nas polícias Civil e Militar, processos iniciados ainda em 2020 e que já tiveram etapas de provas realizadas nas últimas semanas. Só pelos hotéis e locais de prova de Marabá, centenas de pessoas passaram nos últimos finais de semana para prestar concurso, como foi o caso das mulheres para o cargo de soldado realizado no último dia 7 de março.

Como o governo, nas últimas semanas, garantiu que manteria as provas, mesmo diante da fase vermelha de restrições estaduais na prevenção à covid-19, muitos candidatos mantiveram suas passagens e locações de ônibus, portanto estão a caminho do Pará, ambicionando fazer a prova para soldado (masculino) da PM, marcada para este domingo, 14 de março.

O outro concurso que agora fica em aberto e que já tinha data marcada, 21 e 28 de março, era o de delegado, escrivão, investigador e papiloscopista da Polícia Civil. Milhares de pessoas estavam inscritas para esse certame em Marabá. (Redação com MPPA)

Comentários

Mais

Caminhão a serviço do Dnit derruba tanque e VP-8 é parcialmente bloqueada

Caminhão a serviço do Dnit derruba tanque e VP-8 é parcialmente bloqueada

Uma das rotatórias da avenida VP-8 da nova Marabá estava parcialmente isolada nesta manhã de domingo (20), bem perto da…
Presidente do Incra exalta reforma agrária

Presidente do Incra exalta reforma agrária

Presidente do Incra exalta reforma agrária Em seu discurso no evento em Marabá, o presidente do Incra, Geraldo Melo Filho,…
Começa hoje a vacinação da  população sem prioridade

Começa hoje a vacinação da população sem prioridade

Um mutirão de dois dias vai marcar o momento tão esperado pelos marabaenses: o início da vacinação contra a covid-19…
Dose extra de vacina é insuficiente para imunizar a população

Dose extra de vacina é insuficiente para imunizar a população

A Secretaria Municipal de Saúde de Canaã dos Carajás recebeu do Governo do Estado 3.140 doses de vacina contra o…
Venezuelanos acampados em praça recebem ‘ultimato’

Venezuelanos acampados em praça recebem ‘ultimato’

A administração pública de Parauapebas trabalha para resolver a situação dos indígenas venezuelanos da etnia Warao, que estão acampados há…
Tião Miranda pede que Bolsonaro ajude a duplicar 3 rodovias em Marabá

Tião Miranda pede que Bolsonaro ajude a duplicar 3 rodovias em Marabá

Logo após a execução do Hino Nacional, no Parque de Exposições, nesta sexta-feira, dia 18, o prefeito de Marabá, Tião…