A Justiça Federal emitiu decisão liminar obrigando à Universidade Federal do Pará (UFPA) que antecipe a colação de grau de 65 alunos do curso de Medicina para ajudar no atendimento a pacientes infectados pelo novo coronavírus (Covid-19) no Pará.
Na decisão, o juiz Henrique Jorge Dantas da Cruz acatou o pedido dos estudantes que alegaram que não cursam mais qualquer matéria teórica e já ultrapassaram as horas de aulas práticas relacionadas ao internato. Com isso, eles e consideram aptos e qualificados para o mercado de trabalho, ajudando o Pará e os municípios no enfrentamento ao Covid-19.
“O povo brasileiro precisa da coragem e da força de trabalho desses estudantes e, principalmente, que eles cumpram na íntegra o juramento de Hipócrates”, completou o magistrado.
Leia mais:O magistrado estabeleceu o prazo de 72 horas para que a UFPA providencie a colação de grau e a expedição dos referidos diplomas dos autores da ação. Todos eles começaram a vida acadêmica em 2014 e estão cursando o 12º período, com previsão para a conclusão do curso no fim do primeiro semestre deste ano.
Em nota, a UFPA informou que ainda não foi notificada sobre a decisão da Justiça Federal em relação ao adiantamento de formatura de uma turma de medicina da instituição, mas assim que for notificada analisará a decisão e se manifestará sobre o assunto. (Fonte:G1)