Correio de Carajás

Justiça Eleitoral lacra 684 urnas para eleição em Marabá

Na manhã desta quarta-feira, 4 de novembro, servidores da Justiça Eleitoral em Marabá começaram a inserir os dados de todos os 349 candidatos a vereador e cinco a prefeito nas 684 urnas que serão espalhadas nos pontos de votação no próximo dia 15. O termo técnico usado pela Justiça Eleitoral é “carregamento das mídias e lacração”. Hoje, dia 4, é a vez das 348 urnas da 23ª ZE e o trabalho segue amanhã, quinta-feira, com todas as urnas da 100ª Zona Eleitoral, também com sede em Marabá.

Das 684 urnas que estão na sede do Fórum Eleitoral na Folha 16, Nova Marabá, 136 urnas – o equivalente a 20% do total – são para a reserva, caso haja necessidade de substituição.

Em entrevista ao Portal Correio na manhã desta quarta, a juíza titular da 23ª ZE, Adriana Divina da Costa Tristão, titular da 23ª Zona Eleitoral, explicou que os servidores do TRE já têm experiência nesse tipo de trabalho que culminará com o lacre de todas elas, para que não sejam violadas até o início do processo eleitoral.

Leia mais:

Questionada pela Reportagem, a magistrada não descartou possibilidade de fraude, mas lembrou que nunca foi constatada irregularidade com sistema eletrônico de votação no Brasil. Técnicos do TRE estarão disponíveis em Marabá durante o período eleitoral para trocar urnas por reservas, caso haja algum problema com uma ou outra. “Temos urnas suficientes para qualquer eventualidade”, garante.

Técnicos do TRE-PA trabalham hoje e amanhã para inserir os dados dos candidatos a prefeito e vereador nas mais de 600 urnas eletrônicas

No final da tarde desta quarta, quando todas as urnas receberem os dados dos candidatos, a própria juíza fará auditória nos equipamentos para confirmar o funcionamento delas.

A juíza Adriana Tristão destacou, ainda, que o aplicativo Pardal, disponibilizado pelo TSE, permite que qualquer cidadão faça denúncias de possíveis crimes eleitorais que possam estar sendo cometidos por candidatos ou seus representantes.

A 23ª Zona Eleitoral envolve a Marabá Pioneira, Nova Marabá e o município de Nova Ipixuna. Já a 100ª ZE cobre todo o núcleo Cidade Nova, zona rural da região do Rio Preto e o município de Bom Jesus do Tocantins. (Josseli Carvalho e Ulisses Pompeu)