Correio de Carajás

Juiz Eleitoral reforça que prazo de alistamento não será prorrogado

A partir do dia 9 de maio, o cadastro eleitoral estará fechado para garantir a organização das eleições

Ontem a fila no Fórum Eleitoral, na Nova Marabá, estava na calçada

Apesar da enorme procura da população nas últimas horas, com grande fila nos cartórios a Justiça Eleitoral não pretende prorrogar o prazo para emissão do título eleitoral e regularização, que termina neste dia 8 de maio. Foi o que frisou o juiz Caio Marco Berardo, titular da 100ª Zona Eleitoral, em Marabá, também responsável pela eleição de Bom Jesus do Tocantins. O Magistrado falou ontem à reportagem do CORREIO.

Segundo o magistrado foram mais de 3 mil atendimentos só nos últimos 10 dias. O Fórum eleitoral também atendeu no último final de semana. Nesta terça-feira e quarta-feira (8) o atendimento será das 8 às 17 horas, em Marabá.

O magistrado explica que vencida esta fase do alistamento, a Justiça passa a se dedicar aos demais ritos, como a convocação dos mesários, depois o período de registro de candidaturas, que encerra em 15 de agosto e, a partir do dia 16, começa a campanha eleitoral. Dali a 50 dias acontece a eleição, em outubro.

Leia mais:

“Não só como juiz eleitoral, mas como professor universitário, sempre destaco que o voto é o maior instrumento de poder do cidadão, o voto consciente, escolhendo o seu candidato, lembrando em quem você votou e cobrando serviços públicos de qualidade”, disse o juiz.

Sobre a divisão de atribuições este ano nas duas zonas eleitorais de Marabá (23ª e 100ª ZE), Caio Berardo explicou que a primeira ficará com registro de candidaturas e que a sua 100ª ZE ficará com a prestação de contas.

O juiz Alexandre Arakaki é o titular da 23ª Zona Eleitoral, tendo a promotora Jane Cleide como a responsável pela demanda de Ministério Público. Na 100ª ZE a promotora é Mayanna Queiroz.

FIM DE PRAZO

Esta quarta-feira, dia 8 de maio, marca o fim do prazo para uma série de serviços eleitorais essenciais. O cidadão que ainda não cadastrou seus dados biométricos, emitiu seu título de eleitor pela primeira vez, ou precisa fazer alguma alteração ou regularização cadastral o prazo final encerra daqui a dois dias.

A partir do dia 9 de maio, o cadastro eleitoral estará fechado para garantir a organização das Eleições 2024.

Uma novidade importante é a prorrogação, por 15 dias, do prazo final para o fechamento do cadastro eleitoral em todo o estado do Rio Grande do Sul. A medida foi tomada em virtude da situação de calamidade pública decretada pelo governo estadual, visando apoiar a população afetada pelas fortes chuvas recentes.

Requerimentos

De acordo com estatísticas, apenas nos primeiros quatro meses deste ano, foram registrados impressionantes 5,9 milhões de requerimentos de alistamento eleitoral.

Dentre estes, mais de 2 milhões são solicitações para a emissão de novos títulos e 1,9 milhão refere-se a pedidos de transferência de domicílio eleitoral. No Amazonas mais 18 mil jovens já emitiram o título eleitoral.

Título de eleitor

O título de eleitor não é apenas um documento, mas a chave para exercer o direito fundamental de votar e ser votado. Para aqueles acima de 18 anos que ainda não o possuem, estão sujeitos a uma série de restrições legais.

Manter o título regularizado é pré-requisito para diversas ações, desde a obtenção de documentos como passaporte e identidade, até participar de concursos e concorrências públicas, além de receber remuneração de função ou emprego público.

Situação eleitoral

Se você ainda não tem seu título ou precisa regularizar sua situação eleitoral, é simples. Basta dirigir-se à unidade de atendimento eleitoral mais próxima, munido dos documentos necessários, como documento oficial de identificação com foto, comprovante de vínculo com o município e, para o gênero masculino, o certificado de quitação militar.

Sem o título regularizado, não será possível votar nas Eleições 2024. Por isso, se sua inscrição eleitoral estiver cancelada ou suspensa, procure um cartório eleitoral para regularizar sua situação.

Além disso, se você mudou de cidade ou estado, é fundamental solicitar a transferência de domicílio eleitoral até 8 de maio. Após essa data, o serviço estará suspenso até o fim do período eleitoral.

Para atualizar dados cadastrais ou mudar o local de votação dentro do mesmo município, também é possível fazê-lo até o dia 8 de maio, seja pelo Autoatendimento Eleitoral (para quem possui biometria cadastrada) ou presencialmente.

O Fórum Eleitoral de Marabá fica na Folha 16, com acesso pela avenida VP-3, na Nova Marabá.

(Reportagem Josseli Carvalho / texto: da Redação)