Correio de Carajás

Jornal apócrifo é distribuído apontando candidatos “favoritos”

A publicação distribuída e que não tem qualquer informação dos seus responsáveis
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Também na 57ª Zona Eleitoral, só que relacionado às eleições de São Domingos do Araguaia, uma outra denúncia foi protocolada ontem contra o candidato a prefeito Elson Gomes Barbosa, o Dika, da coligação “Fechados Por São Domingos”, por disseminação de fakenews. Os advogados da “Coligação Mudança Já”, consideram ele o principal responsável pela distribuição em larga escala na cidade de um jornal apócrifo que se chamaria “Folha do Estado” e que crava em sua manchete: “Conheça os candidatos que provavelmente vencerão as eleições no próximo dia 15 em seus respectivos municípios”.

Tal publicação é apócrifa por não contar o nome dos seus responsáveis, redatores, endereço sede da empresa e da editora do mesmo, nem mesmo CNPJ que comprove a sua existência formal como veículo de comunicação impressa.

O único serviço do tal jornal é se prestar a elogios a candidatos escolhidos por ela, falando biografias dos mesmos e afirmando que são favoritos em 10 municípios aqui da região. Isso sem sequer contar com a publicação de pesquisas formais junto à Justiça Eleitoral que justifiquem tal afirmação.

Leia mais:

“Tratando-se de notícia, veiculada em suposto jornal impresso, buscando, dar roupagem, legitimidade e veracidade para o conteúdo da informação disseminada. O jornal, foi confeccionado, trazendo inúmeras outras notícias, inclusive de cunho internacional, buscando dar roupagem de veracidade da notícia e do Jornal – havendo em destaque a ‘Edição Especial Eleições 2020’. Contudo, o Jornal denominado de ‘Folha do Estado’, não publicou o Exemplar nº. 345 – tendo, sido este, confeccionado, com a intenção de influenciar na decisão de voto do eleitorado de São Domingos do Araguaia, in casu, o beneficiário direto pela Fake News – são os representados”, diz a inicial da acusação.

PROVIDÊNCIAS

O advogado Aldenor Santos Filho, da “Coligação Mudança Já”, requereu a suspensão imediata da distribuição do Jornal Folha do Estado, exemplar 345, bem como, a determinação de que os representados, se abstenha de divulgar as informações contidas no referido periódico, nas redes sociais e grupos de Whatsapp; que seja fixada multa, no caso de descumprimento; envio da denúncia ao Ministério Público eleitoral para a instauração do procedimento penal cabível, entre outros. O CORREIO não conseguiu ouvir os o candidato Dika na tarde de ontem no telefone atribuído a ele. (Da Redação)

Mais

Bolsonaro vem a Marabá  no dia 28 de maio para entrega de títulos do Incra

Bolsonaro vem a Marabá no dia 28 de maio para entrega de títulos do Incra

O dia 28 de maio, uma sexta-feira, deverá ser a data em que o presidente da República, Jair Bolsonaro, vai…
Helder inaugura, entrega cheques e assina ordens de serviço em Marabá

Helder inaugura, entrega cheques e assina ordens de serviço em Marabá

Em visita a Marabá nesta quarta-feira (12) o governador Helder Barbalho rodou a cidade fazendo inaugurações, assinando ordens de serviço,…
Inauguração de prisões é momento histórico, diz governador

Inauguração de prisões é momento histórico, diz governador

Durante a inauguração da Unidade Semiaberto Masculino de Marabá (com 200 vagas) e da Cadeia Pública de Marabá (306 vagas…
Ray Athie toma posse como vereador na Câmara

Ray Athie toma posse como vereador na Câmara

Por volta de meio dia desta quarta-feira, dia 12 de maio, a Mesa Diretora da Câmara Municipal de Marabá deu…
Wajngarten fala sobre campanha contra covid e vacina da Pfizer

Wajngarten fala sobre campanha contra covid e vacina da Pfizer

O ex-secretário especial de Comunicação Social Fábio Wajngarten disse nesta quarta-feira (12) que tanto a pasta que comandou quanto o…
Helder Barbalho visita Marabá nesta quarta-feira (12)

Helder Barbalho visita Marabá nesta quarta-feira (12)

O governador do Estado do Pará, Helder Barbalho, participa de uma série de eventos nesta quarta-feira (12) no município. A…