Correio de Carajás

Johnson diz que sua vacina contra Covid é eficaz contra variante delta

Foto: SANDER KONING / ANP / AFP

PANDEMIA

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

Diretor da J&J diz que vacina 'oferece proteção duradoura contra a Covid-19 e provoca uma atividade neutralizante contra a variante delta', que é mais transmissível. Resultados ainda não foram publicados em revista científica.

A Johnson & Johnson anunciou na quinta-feira (1º) que sua vacina contra a Covid é eficaz contra a variante delta, com uma resposta imunológica que dura pelo menos oito meses. Os resultados ainda não foram avaliados por outros cientistas nem publicados em revista.

A vacina é usada no Brasil e a única aplicada em apenas uma dose.

A empresa anunciou que os anticorpos e as células do sistema imunológico de 8 pessoas imunizadas com a vacina neutralizaram a variante, identificada pela primeira vez na Índia.

Leia mais:

“Acreditamos que nossa vacina oferece proteção duradoura contra a Covid-19 e provoca uma atividade neutralizante contra a variante delta”, afirmou o diretor científico da J&J, Paul Stoffels, em um comunicado da empresa.

 

O diretor do Centro de Pesquisa e Desenvolvimento Janssen, Mathai Mammen, disse que os dados apontam que a resposta dos anticorpos induzidos pela vacina melhora com o tempo.

O Brasil comprou 38 milhões de doses da vacina, para serem entregues até dezembro deste ano, e ela já começou a ser aplicada no país.

Eficácia

 

Os resultados dos testes clínicos da vacina da Johnson foram publicados em abril na revista científica “New England Journal of Medicine” Segundo a publicação, a vacina apresentou:

  • eficácia de 66% contra os casos moderados e graves da Covid-19;
  • eficácia de 85,4% contra casos graves;
  • 100% de proteção contra hospitalização e morte por Covid após 28 dias da aplicação.

 

Os dados de eficácia e segurança se baseiam em estudo com 43.783 voluntários em 8 países de três continentes, incluindo o Brasil, com uma população diversa e ampla, sendo 34% dos participantes com mais de 60 anos de idade.

Segundo a FDA (agência de medicamentos e alimentos dos Estados Unidos), a vacina teve efetividade de 72% no país.

Em fevereiro, a FDA informou que a vacina funcionou contra a variante beta, identificada pela primeira vez na África do Sul. Segunda a agência, a vacina da Janssen teve eficácia de 64% contra os casos moderados causados pela variante e de 82% contra as formas severas.

Variante delta

A variante delta do coronavírus (B.1.617) vem preocupando especialistas, países e entidades por ser mais transmissível. Dados levantados até agora indicam que as vacinas de Oxford e da Pfizer continuam sendo efetivas contra a variante, desde que ambas as doses sejam recebidas.

Até esta quinta-feira (1º), não havia dados sobre a vacina da Johnson contra a variante. Também não há informações sobre a proteção da CoronaVac contra a delta.

A delta é uma das quatro variantes de preocupação global (VOCs, na sigla em inglês). As outras três são a alfa (variante britânica), a beta (sul-africana) e a gama (brasileira ou P.1). No Brasil, ela já causou ao menos duas mortes.

Novas restrições têm sido decretadas em diversos países para conter a variante, como na Austrália e na Rússia e em Portugal, no Reino Unido e na Itália. Israel, uma das nações com a vacinação mais adiantadas do mundo, voltou a exigir o uso de máscara em locais fechados.

Um relatório do Centro Europeu para Prevenção e Controle de Doenças (ECDC) estimou que ela pode chegar a representar 90% dos novos casos na União Europeia até o final de agosto.

(Fonte:G1)

Comentários

Mais

Fragmento de arroz não é ‘resto’ e é vendido desde antes do governo Bolsonaro

Fragmento de arroz não é ‘resto’ e é vendido desde antes do governo Bolsonaro

INVESTIGADO POR:    VERIFICADO POR:     Enganoso Os fragmentos de arroz são um subproduto apto para o consumo humano.…
Site omite que pesquisa com vantagem para Bolsonaro foi feita apenas em SC

Site omite que pesquisa com vantagem para Bolsonaro foi feita apenas em SC

INVESTIGADO POR:  VERIFICADO POR: Enganoso Título de artigo compartilhado em grupos bolsonaristas no Facebook omite que uma pesquisa eleitoral que…
É falso que áudio mostre Luana Piovani defendendo Jair Bolsonaro

É falso que áudio mostre Luana Piovani defendendo Jair Bolsonaro

INVESTIGADO POR: VERIFICADO POR: São falsos posts virais no Facebook e no TikTok com áudio em que supostamente a atriz…
Estudo francês em hamsters não prova eficácia da ivermectina contra a covid-19 em humanos

Estudo francês em hamsters não prova eficácia da ivermectina contra a covid-19 em humanos

Enganoso É enganosa a publicação no site Terça Livre que afirma que um estudo francês apontou a eficácia da ivermectina…
A recusa de vacinação contra a covid-19 pode gerar demissão por justa causa

A recusa de vacinação contra a covid-19 pode gerar demissão por justa causa

Esta semana um assunto polêmico ganhou o noticiário nacional: uma pessoa foi demitida por justa causa por se recusar a…
Em dois meses, CCZ realiza mais de 300 testes de detecção

Em dois meses, CCZ realiza mais de 300 testes de detecção

Do final de maio até o mês de julho, 314 animais foram testados contra a leishmaniose. O médico veterinário Flávio…