A poeira que tomou conta do Bairro Jardim União, localizado no núcleo Cidade Nova, tem irritado os moradores daquela parte da cidade. E não é só isso, buracos enormes e bueiros destampados também estão causando indignação na população. O sonho de muitas pessoas que vivem lá é ver o mínimo de condição para se trafegar com tranquilidade pelas vias, com obras de pavimentação e drenagem da Prefeitura Municipal. A equipe do Jornal esteve no local, a pedido dos moradores, e constatou a precariedade.
Para a comerciante Letícia Almeida, dona de uma banca de frutas e verduras do bairro, a situação requer solução imediata. “Aqui a poeira está enorme, eu limpo as coisas, mas não adianta, tenho que voltar para o mesmo lugar e limpar de novo”, relata. Segundo ela, não é só a poaca que incomoda, mas também a falta de sinalização e de quebra-molas nas ruas. “Meu filho quase foi atropelado por um ônibus, que passava em alta velocidade por aqui”, revela.
Já na Avenida Goiás, esquina com a Antônio Vilhena, a reportagem do CORREIO encontrou outro problema: bueiros totalmente abertos. O senhor Edmundo Vieira de Brito, que trabalha em um comércio de revenda de móveis junto com o irmão, diz que teme pela segurança das pessoas que passam por ali. “O risco é grande, isso aí é muito perigoso e já tinha que estar fechado há muito tempo”.
Leia mais:O comerciante reclama também da falta de asfaltamento. “A gente está molhando aqui a manhã inteira para ver se não enche os móveis de poeira, porque ela é grande aqui”. Ele ainda criticou à gestão municipal, cobrando mais atenção para o Jardim União. “É só promessa e não asfalta, estão assaltando a Invasão da Lucinha lá atrás, onde não tem movimento, enquanto aqui está nessa situação. No inverno é lama e no verão é a poaca”.
Leonardo Lobato de Oliveira também cobrou ações da prefeitura e pediu melhorias na estrutura dos logradouros do bairro. Na opinião dele, o “prefeito só quer saber do Novo Horizonte” e o bairro [Jardim União] está abandonado. Ele também lamenta a postura de muitos vizinhos que não tem consciência e acabam lotando a rua de lixo. “Tem que ter um container aqui, porque o pessoal joga lixo direto, um monte de coisa ruim, até cachorro morto”, desabafa.
Nas proximidades da Rua 1º de junho, quem padece também são os condutores, cujos veículos são obrigados a passar pelas ruas esburacadas. “Muita poeira, muito buraco, muitos quebra-molas, rua ruim e difícil para trafegar. A gente acaba com o carro. Pela importância dessa avenida, já devia estar asfaltada, porque essa poeira prejudica até a saúde dos moradores”, afirma Eri Borges, condutor e morador do bairro.
O que diz a Prefeitura
Procurada pela equipe de reportagem, a Secretaria de Comunicação da Prefeitura de Marabá enviou nota informando que a população do bairro “têm razão ao afirmar sobre as ruas danificadas e o excesso de poeira. Tanto que a gestão já licitou o lote 1, que já está em execução em alguns pontos, como Folha 23 e Avenida Sudoeste. Para o Jardim União, as ruas que serão drenadas e pavimentadas são: Rua Primeiro de Junho, Rua 26 de Junho, Avenida Maria Adelina, Complemento da Rua Sororó, Avenida Goiás, já no acesso ao Bela Vista”.
Também foi informado que, quando essas obras estiverem em andamento, as equipes de recuperação de vias serão enviadas ao local para fazer o reparo e melhoramento das ruas que não receberem o asfaltamento. (Nathália Viegas com informações de Josseli Carvalho)