São Luís, capital do Maranhão, vai sediar nos dias 2 e 3 de junho o Campeonato Brasileiro de Karatê. A etapa classificatória do Sistema Olímpico contará com a presença de dois jovens atletas de Canaã dos Carajás, representando o município e o Estado do Pará. Esta etapa vai reunir crianças, jovens e adultos dos estados das regiões Norte, Nordeste e Centro Oeste. Jhonatan Barbosa, 18 anos, e Jhordson Barbosa, 15 anos, viajam nesta terça (29) para se apresentarem junto à Seleção Paraense de Karatê.
Os irmãos praticam o esporte há pelo menos 4 anos, mas desde crianças são ensinados pelo pai, que também é treinador. Orgulhoso, Ronys Barbosa mantém um projeto chamado Educartes, que valoriza as artes maciais e leva o esporte aos adolescentes e jovens de Canaã dos Carajás, tudo gratuito. “Graças aos parceiros que acreditam no projeto, conseguimos abrir oportunidades para mais pessoas”, afirmou Ronys.
“Estou me preparando há um ano, sem descanso, para poder honrar essa representação”, conta Jhonatan Barbosa, que é tricampeão em Katar, uma espécie de apresentação das técnicas do karatê. Jhonatan integra a categoria Sub-21, que são jovens de 18 a 21 anos que participam. Já o irmão dele também traz medalhas de outros torneios, mas sonha em conquistar títulos no Campeonato Brasileiro de Karatê, já que é o primeiro evento de maior expressão que a dupla participa.
Leia mais:Eles fazem parte de uma comitiva com 37 atletas convocados pela Seleção Paraense de Karatê que conta, além de Canaã dos Carajás, com atletas de Capanema e Cametá. Os demais são de Belém. Caso Jhonatan e Jhordson se classifiquem entre os finalistas na etapa de São Luís, eles poderão participar da final do campeonato, que acontece em Contagem, Minas Gerais. (Denilton Resque/TV Correio)