Correio de Carajás

Inspiração Teen: Alunos de Parauapebas criam a própria revista

A cultura indígena ganha destaque nas páginas da revista online/Divulgação
A cultura indígena ganha destaque nas páginas da revista online/Divulgação
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

A necessidade da representatividade negra na construção da identificação em crianças e jovens motivou o professor Rubens Santa Brígida e os alunos da Escola Municipal Carlos Drumond, em Parauapebas, a contarem as próprias histórias e desta motivação nasceu a revista online Inspiração Teen.

Colorida, apresentando linguagem descomplicada e abordando temas atuais, a revista completa três anos em 2021, sendo que o lançamento de cada edição acontece sempre a cada dia 20 do mês de novembro, em decorrência da celebração do Dia da Consciência Negra. Até lá, entretanto, há um longo caminho e o trabalho é iniciado já nos primeiros meses do ano.

Conforme o professor Rubens, o projeto surgiu em 2019 da necessidade de promover aos alunos empoderamento e conhecimento acerca da história da cultura afro-brasileira e indígena. O veículo passou a ser uma forma destes alunos terem o sentimento de pertencimento e identidade racial, impactando diretamente na autoestima de cada um e coletiva. 

Leia mais:

O educador comemora o projeto que atualmente reúne professores, alunos e ex-alunos, além de bibliotecário, assistente social, indígenas e outros convidados que também escrevem. A revisão fica por conta de colaboradores da disciplina de língua portuguesa.

Inicialmente, a proposta era de um concurso fotográfico na escola, cuja aluno ganhador receberia como prêmio uma capa da revista. Naquele momento, a intenção era fazer só a capa, mas depois a ideia ganhou corpo e, após ampla reflexão, foram promovidas ações de mobilização com intuito, até mesmo, de promover o conhecimento e garantir o combate às práticas racistas e de intolerância, explica o professor. 

A temática já é uma prática proposta às escolas a partir da Lei 11.645/2008, mas a disciplina vem estendendo a discussão e, consequentemente, transformando a vida dos jovens.

Na primeira edição, que somou 39 páginas, Raffny Lobato, com 14 anos na época, estampou a capa, tendo sido a escolhida entre 12 finalistas.  Em 2020 foi a vez de Caroline Vitória – segunda colocada em 2019 – protagonizar a chamada. Desta vez, a Inspiração Teen foi publicada com 67 páginas.

As publicações estão disponíveis para download no Instagram: @revistainspiracaoteen.(Theíza Cristhine)

Comentários

Mais

Presidente do Incra exalta reforma agrária

Presidente do Incra exalta reforma agrária

Presidente do Incra exalta reforma agrária Em seu discurso no evento em Marabá, o presidente do Incra, Geraldo Melo Filho,…
Começa hoje a vacinação da  população sem prioridade

Começa hoje a vacinação da população sem prioridade

Um mutirão de dois dias vai marcar o momento tão esperado pelos marabaenses: o início da vacinação contra a covid-19…
Dose extra de vacina é insuficiente para imunizar a população

Dose extra de vacina é insuficiente para imunizar a população

A Secretaria Municipal de Saúde de Canaã dos Carajás recebeu do Governo do Estado 3.140 doses de vacina contra o…
Venezuelanos acampados em praça recebem ‘ultimato’

Venezuelanos acampados em praça recebem ‘ultimato’

A administração pública de Parauapebas trabalha para resolver a situação dos indígenas venezuelanos da etnia Warao, que estão acampados há…
Tião Miranda pede que Bolsonaro ajude a duplicar 3 rodovias em Marabá

Tião Miranda pede que Bolsonaro ajude a duplicar 3 rodovias em Marabá

Logo após a execução do Hino Nacional, no Parque de Exposições, nesta sexta-feira, dia 18, o prefeito de Marabá, Tião…
Brasil aplica mais de 2,56 milhões de doses de vacina em 24 horas

Brasil aplica mais de 2,56 milhões de doses de vacina em 24 horas

O Brasil estabeleceu um novo recorde nesta quinta-feira (17) ao aplicar 2.561.553 doses de vacinas contra a covid-19 em 24…