Desfiles deste ano terão tema mais abrangente, com enfoque em lugares, cores, saberes e sabores
Ads

A Secretaria Municipal de Educação (SEMED) inscreve até amanhã, sexta-feira, dia 2 de agosto, entidades que desejam participar dos desfiles da Pátria, que ocorrerão no próximo Dia 7 de Setembro, na Avenida Antônio Maia, na Marabá Pioneira.

Ads

Para realizar a inscrição, a entidade deve levar um histórico de sua atuação no município, ocasião em que será informada sobre horário e local de concentração para o evento cívico. As inscrições estão abertas para instituições filantrópicas, sociais e movimentos culturais organizados.

O diretor de Ensino Urbano da SEMED, Fábio Rogério Rodrigues Gomes, explica que o desfile deste ano terá como tema “Identidades Brasileiras: lugares, cores, saberes e sabores”, uma forma abrangente de permitir que as escolas possam ter mais liberdade para levar à avenida as peculiaridades culturais que desejarem sobre o País. “Queremos um desfile mais diverso, com muitas cores e que permita aguçar a criatividade de gestores, educadores e estudantes”, ressalta Fábio.

Ele observa que, embora nesta sexta-feira seja o último dia do prazo para inscrição de entidades, todas as escolas – públicas e privadas que irão desfilar – já estão previamente definidas. Apenas nos desfiles de Morada e Marabá Pioneira, na zona urbana, um total de 39 estabelecimentos de ensino fizeram suas inscrições voluntariamente e a previsão é de que 5.000 estudantes residentes na cidade sairão às ruas para participar da homenagem à Independência do Brasil.

Por outro lado, a Diretoria de Ensino do Campo vai coordenar o desfile em 15 comunidades rurais, envolvendo estudantes de 25 escolas. “Estamos batendo recorde de desfiles na zona rural e isso mostra o engajamento das escolas e comunidades neste evento de celebração da Independência do Brasil. Nossa equipe vai se desdobrar para coordenador e acompanhar todos os atos cívicos, que iniciam no dia 3 de setembro e seguem até o dia 11”, explica a coordenadora de Educação do Campo, Valdirene Nascimento Campos.

Haverá desfile nas vilas São José, Brejo Meio, Sororó, Itainópolis, Murumuru, Josinópolis, Maravilha, São Pedro, Capistrano de Abreu, União, Três Poderes, Cabo de Aço, Carajás, Patauá e Carimã.

A Independência do Brasil é o feriado que celebra a emancipação brasileira do reino de Portugal. Dia 7 de Setembro de 1822 foi a data que ficou conhecida pelo ′Grito do Ipiranga′, quando às margens do riacho Ipiranga, hoje em São Paulo, Dom Pedro ordenou aos soldados que o acompanhavam que jogassem fora os símbolos portugueses que levavam nos uniformes. Em seguida, gritou ′Independência ou Morte′, fazendo do Brasil um novo país e não mais uma colônia de Portugal. (Ulisses Pompeu)

Ads