Correio de Carajás

Incêndio no Cidade Jardim mobiliza bombeiros civis, militares e até Exército

Soldados do Exército não mediram esforços para se empenhar na ação / Foto: Evangelista Rocha

Um novo incêndio foi registrado em Marabá, desta vez no Bairro Cidade Jardim, em frente à Quadra 58, se aproximando da floresta do 23° Batalhão Logístico de Selva, na tarde desta terça-feira (08). Moradores e uma equipe de Bombeiros Civis tentam apagar as chamas, que já se alastram desde um lixão informal localizado nos fundos do loteamento, próximo ao Rio Taurizinho.

O incêndio teria começado por volta de meio dia, segundo moradores / Foto: Evangelista Rocha

O Portal Correio esteve no local, que ardia com o calor das chamas e a cena era de desespero, onde moradores tentavam dar apoio aos bombeiros civis que apagavam o fogo. Soldados do Exército, sem camisa, jogavam baldes e mais baldes de água, além de utilizarem pulverizadores.

Bombeiros Civis utilizaram caminhão pipa da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma) / Foto: Evangelista Rocha

Manoel Mamédio, de 62 anos, reside no Cidade Jardim e foi encontrado pela Reportagem junto com vizinhos ajudando a apagar o fogo. Ele informou que o incêndio começou por volta do meio dia. “Foi muito rápido, ninguém esperava que esse fogo fosse subir assim tão depressa. Juntou o calor de Marabá, que está demais, com o vento, aí acho que ele subiu de uma vez. Agora o que podemos fazer é ajudar enchendo baldes com água das nossas casas para tentar apagar”, relata Manoel.

Leia mais:
Morador do Cidade Jardim, Manoel Mamédio ajudou as equipes no combate / Foto: Evangelista Rocha

Por volta de 16 horas desta terça-feira, havia oito agentes dos bombeiros civis e 10 soldados do Exército atuando no combate ao incêndio. O bombeiro civil Neris, que está à frente da operação, informou que por volta das 14 horas recebeu o chamado do Exército sobre o fogo.

O fogo quase atingiu a floresta do 23º Batalhão / Foto: Evangelista Rocha

“Esse incêndio começou de forma criminosa, próximo a um lixão irregular abaixo de onde ficam as casas. Podemos perceber que ele veio diretamente da mata, e o vento o espalhou, acabando por pegar nos matos secos e se alastrar pelos terrenos”, explica o BC Neres.

BC Neres explica que o incêndio é criminoso / Foto: Evangelista Rocha

Quando a Reportagem do Portal Correio deixou o local, por volta das 16h30, duas viaturas do Corpo de Bombeiros Militar chegavam para fortalecer o combate ao incêndio. Na madrugada do último domingo (06) um incêndio também foi registrado próximo ao residencial Mirante do Vale, na saída para Itupiranga. (Zeus Bandeira e Evangelista Rocha)