Correio de Carajás

Inauguração do ‘Asdrubão’ está sempre no horizonte

Obras do estádio retomadas em 26 de julho de 2019 e a previsão de inauguração é para 2022/ Fotos: Evangelista Rocha

NOVO ESTÁDIO

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

As obras do novo estádio municipal de Marabá começaram há mais de uma década e todos os anos as previsões de inauguração são adiadas. Chega nunca?

O grande escritor Eduardo Galeano definiu o “horizonte” como algo que nunca se alcança: se alguém caminha dois passados, o horizonte se afasta mais dois passos. Assim parece a obra do novo estádio municipal de Marabá, a Arena Itacaiúnas Asdrúbal Bentes, ou simplesmente “Asdrubão”. É difícil contar quantas datas foram previstas para inauguração. A última previsão é para o ano que vem, conforme declarou o secretário municipal de Obras, Fábio Moreira, durante uma live com o portal Correio.

De acordo com o secretário, o elevador (instalado no início do ano) está com seu sistema de funcionamento sendo concluído, assim como está sendo realizado o acabamento nos banheiros, nos vestiários, nos camarotes e também no salão de Imprensa. Já foi feito também o lançamento da cobertura das arquibancadas. Segundo ele, toda essa parte interna encerra este ano. O próximo passo será a urbanização em volta do estádio para que no ano que vem a praça de esporte possa ser colocada em uso.

Elevador, camarotes, cabines de Imprensa e copa compõem ambiente interno

As obras do estádio começaram no longínquo ano de 2010, esteve paralisado por muitos anos e foi retomado em 26 de julho de 2019. Localizado na margem esquerda da BR-230 (Transamazônica), na altura do Km 8, na Vila São José, o novo palco do futebol profissional está orçado em R$ 7,3 milhões.

Leia mais:

Vale dizer que quando estiver em uso (possivelmente no ano que vem), a arena não sua capacidade total; inicialmente a capacidade será para 3 mil lugares, com espaço de distanciamento confortável, conforme prevê o chamado padrão FIFA – Federação Internacional de Futebol.

O novo estádio terá espaço para seis cabines de Imprensa, camarotes, copa climatizada, sala de Imprensa e espaço para fisioterapia e já está com um elevador devidamente instalado, para garantir maior acessibilidade para quem usará a área dos camarotes e da Imprensa.

Além disso, uma rampa também garantirá acessibilidade, além de contar com um espaço generoso para estacionamento. Resumindo: Marabá terá finalmente um estádio de futebol digno para o tamanho da cidade e da região. Somente em Marabá, existem dois times profissionais: Águia e Gavião; e em Itupiranga, há um, que leva o nome da cidade. Mas a demora para que isso ocorra tem sido longa.

Inicialmente a capacidade de público do Asdrubão é de apenas 3 mil lugares

Sistema de refletores

Uma obra dessa envergadura abrange quesitos como telecomunicação, sistema de potência (instalação de subestação, cabeamento de condutores da rede) e a parte iluminotécnica e elétrica de automação (o elevador).

A parte elétrica caminha em conjunto com a parte de engenharia civil. Os refletores usados no estádio serão de alta potência, de vapor metálico de 2.000 watts. O sistema vai ser composto por 98 refletores, sendo 52 nas arquibancadas e o restante (46) nos postes nas áreas externas. Além disso, o placar eletrônico será de led. (Chagas Filho)

Comentários

Mais

Brasil está perto de medalhas inéditas nas Olimpíadas

Brasil está perto de medalhas inéditas nas Olimpíadas

O quinto dia de competições não teve nenhuma medalha para o Brasil, mas foi de vitórias importantes em modalidades que…
Hugo Calderano desabafa após virada no tênis de mesa: "É importante sentir a dor da derrota"

Hugo Calderano desabafa após virada no tênis de mesa: "É importante sentir a dor da derrota"

O brasileiro Hugo Calderano, de 25 anos, cabeça de chave número 4 da chave de simples de tênis de mesa,…
Goleira Bárbara bate boca com atleta paralímpica: "Só porque é deficiente pode falar o que quer?"

Goleira Bárbara bate boca com atleta paralímpica: "Só porque é deficiente pode falar o que quer?"

Titular da seleção brasileira feminina, a goleira Bárbara se envolveu em uma polêmica virtual nesta terça-feira com Andrea Pontes, atleta…
Seis dias após início da Olimpíada, já há atletas voltando para casa

Seis dias após início da Olimpíada, já há atletas voltando para casa

Faz apenas seis dias que a Olimpíada de Tóquio começou oficialmente, mas atletas já estão começando suas viagens de volta…
CBF define datas e horários de sete jogos do Remo na Série B

CBF define datas e horários de sete jogos do Remo na Série B

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) divulgou os dias e horários dos jogos finais do primeiro turno e do início…
Ana Sátila e Pepê garantem Brasil em semi da canoagem slalom em Tóquio

Ana Sátila e Pepê garantem Brasil em semi da canoagem slalom em Tóquio

O Brasil terá dois representantes nas semifinais da canoagem slalom na Olimpíada de Tóquio (Japão) que começam nas primeiras horas…