Correio de Carajás

Império Matinhense é a grande campeã do Carnaval de 2022

Programação tradicional levou mais de 20 mil pessoas às Escadarias do Santo Antônio na noite de domingo (24)

Carro alegórico da grande campeã Império Matinhense/ Fotos: Divulgação

Foi com o enredo “Negra Felipa, a Filha Guerreira da Mãe África, nas Terras de Alcobaça” que o Império Matinhense levou o título de Campeã do Desfile das Escolas de Samba de Tucuruí, que retornou às ruas na noite deste domingo (24). Após quatro anos sem a festa tradicional, a programação carnavalesca agitou o veraneio do sudeste paraense, levando cerca de 20 mil pessoas às Escadarias do Santo Antônio.

Alegria e irreverência dos participantes chamou a atenção

Com enredos tipicamente amazônicos, as agremiações emocionaram o público e júri técnico. A vencedora se apresentou com a voz de Meio Dia da Imperatriz e composição de Plínio da Paz, Anderson Rodrigues, Antônio Neto e Fabrício do Cavaco. O júri técnico deu nota 89,9.

Um dos destaques da escola de samba

No total, foram cinco escolas desfilando. Em segundo lugar, ficou Unidos da Jaqueira com 89,6; e em terceiro, Unidos de Tucuruí também com 89,6. O critério de desempate foi a quantidade de nota máxima recebida pelos jurados, Jaqueira teve 7 contra 6 da Unidos. Em quarto lugar, Estação Primeira da Colina com 89,5; e em último, Acadêmicos do Getat com 89,4 pontos.

Leia mais:
Bateria também estava bem paramentada

O presidente da Matinhense, Sidnei Vaz, mais conhecido como Sidão, agradeceu à comunidade tucuruiense pelo prestígio no desfile. “Depois de tanto sofrimento com a pandemia, ver o povo sorrindo, se divertindo e contribuindo com o Carnaval de Tucuruí, foi muito gratificante. Fico orgulhoso em ver que o nosso samba levantou as Escadarias falando a história de Negra Felipa, o maior símbolo de resistência do Baixo Tocantins”, considerou.

Entrega do troféu da campeã teve festa

REALIZAÇÃO

Com o controle da pandemia e o alcance da margem de segurança sanitária, o evento foi promovido pela Liga das Escolas de Samba de Tucuruí (Liestuc) e apoio da Prefeitura Municipal. “Com a pandemia, diversas atividades econômicas e culturais foram paralisadas e muitas pessoas ficaram sem ter como se movimentar economicamente, o que é ruim para elas e também para o município. Mas agora, estamos vivendo um novo tempo, tempo de esperança, alegria e por isso, optamos por celebrar o verão e o carnaval juntos”, explicou o prefeito Alexandre Siqueira (MDB).

Apuração é um dos momentos mais especiais

O presidente da Liestuc Davison Jaime, também manifestou gratidão pela festa. “Finalizamos o desfile em êxtase. Esse Carnaval 2022 trouxe muitos desafios e conseguimos superar cada um deles. Fizemos um belo espetáculo após quatro longos anos de espera para nos reencontrar aqui e viver o sonho do Carnaval. Por isso, agradecemos a todos os envolvidos, toda a nossa equipe da diretoria, os presidentes das agremiações, a comunidade de Tucuruí que abraçou o projeto e sem sombra de dúvida o nosso prefeito Alexandre Siqueira que abraçou e apoiou a ideia”, finalizou.

Membros de uma das escolas comemoram

 

(Ascom PMT)

[Informe Institucional]