Foi com o enredo “Negra Felipa, a Filha Guerreira da Mãe África, nas Terras de Alcobaça” que o Império Matinhense levou o título de Campeã do Desfile das Escolas de Samba de Tucuruí, que retornou às ruas na noite deste domingo (24). Após quatro anos sem a festa tradicional, a programação carnavalesca agitou o veraneio do sudeste paraense, levando cerca de 20 mil pessoas às Escadarias do Santo Antônio.
Com enredos tipicamente amazônicos, as agremiações emocionaram o público e júri técnico. A vencedora se apresentou com a voz de Meio Dia da Imperatriz e composição de Plínio da Paz, Anderson Rodrigues, Antônio Neto e Fabrício do Cavaco. O júri técnico deu nota 89,9.
No total, foram cinco escolas desfilando. Em segundo lugar, ficou Unidos da Jaqueira com 89,6; e em terceiro, Unidos de Tucuruí também com 89,6. O critério de desempate foi a quantidade de nota máxima recebida pelos jurados, Jaqueira teve 7 contra 6 da Unidos. Em quarto lugar, Estação Primeira da Colina com 89,5; e em último, Acadêmicos do Getat com 89,4 pontos.
Leia mais:O presidente da Matinhense, Sidnei Vaz, mais conhecido como Sidão, agradeceu à comunidade tucuruiense pelo prestígio no desfile. “Depois de tanto sofrimento com a pandemia, ver o povo sorrindo, se divertindo e contribuindo com o Carnaval de Tucuruí, foi muito gratificante. Fico orgulhoso em ver que o nosso samba levantou as Escadarias falando a história de Negra Felipa, o maior símbolo de resistência do Baixo Tocantins”, considerou.
REALIZAÇÃO
Com o controle da pandemia e o alcance da margem de segurança sanitária, o evento foi promovido pela Liga das Escolas de Samba de Tucuruí (Liestuc) e apoio da Prefeitura Municipal. “Com a pandemia, diversas atividades econômicas e culturais foram paralisadas e muitas pessoas ficaram sem ter como se movimentar economicamente, o que é ruim para elas e também para o município. Mas agora, estamos vivendo um novo tempo, tempo de esperança, alegria e por isso, optamos por celebrar o verão e o carnaval juntos”, explicou o prefeito Alexandre Siqueira (MDB).
O presidente da Liestuc Davison Jaime, também manifestou gratidão pela festa. “Finalizamos o desfile em êxtase. Esse Carnaval 2022 trouxe muitos desafios e conseguimos superar cada um deles. Fizemos um belo espetáculo após quatro longos anos de espera para nos reencontrar aqui e viver o sonho do Carnaval. Por isso, agradecemos a todos os envolvidos, toda a nossa equipe da diretoria, os presidentes das agremiações, a comunidade de Tucuruí que abraçou o projeto e sem sombra de dúvida o nosso prefeito Alexandre Siqueira que abraçou e apoiou a ideia”, finalizou.
(Ascom PMT)
[Informe Institucional]