Correio de Carajás

Ibope inicia 3ª fase do Epicovid19, em Marabá

A partir deste domingo (21), começa a terceira fase do Epicovid19-BR, em Marabá. As equipes do Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística (Ibope) visitarão 250 residências da cidade para a realização de testes rápidos e entrevistas. O mapeamento é coordenado pela Universidade Federal de Pelotas (Ufpel) e faz parte do maior estudo populacional realizado no país.

A primeira fase foi realizada entre 14 e 21 de maio e a segunda entre os dias 4 e 6 de junho. Marabá ficou em 14° lugar, das 133 cidades que participaram do estudo, com maior proporção da população com anticorpos para o novo coronavírus. Na primeira fase, a cidade apresentou 18 infectados entre os 250 moradores pesquisados, percentual de 8,3%, na segunda fase foram 22 infectados, total de 10,3%

O objetivo da pesquisa é medir o nível de contaminados, chegando o mais próximo do número real de infectados, auxiliando os governos e a população na tomada de decisões referente ao assunto. “Geralmente os testes são feitos com as pessoas que têm sintomas, então o número de casos ficam resumidos a essas pessoas. Muitos casos não têm sintoma nenhum. O grande perigo é que eles seguem transmitindo a doença. Essa amostragem busca identificar como está a distribuição da doença na população como um todo”, explica Silvia Pinto, assessora do Departamento de Epidemiologia da Ufpel.

Leia mais:

As 250 casas que serão visitadas pelos técnicos do Ibope são escolhidas através do sorteio. São sorteados 25 setores na cidade e entre os quais são sorteadas 10 casas de cada local. Dentro dos domicílios selecionados será escolhido um morador participante, que caso aceite, será submetido ao teste sanguíneo e ao questionário. Terá que assinar um Termo de Consentimento Livre e Esclarecido que informa sobre os objetivos, procedimentos, possíveis riscos, sigilo dos dados, voluntariedade da participação, entre outros aspectos.

Os questionários incluem perguntas relacionadas sobre a rotina da pessoa, frequência de possíveis sintomas e se há contato com pessoas que estão na linha de frente do combate à doença. As perguntas como, “Buscou assistência? Como está a rotina do distanciamento? Pode ficar em casa? Para o que sai?”, são feitas no período máximo de 20  minutos, tempo suficiente para o teste rápido emitir o resultado.

Em caso de resultado positivo para a Covid-19, os profissionais já dão toda a orientação para o cidadão e comunicam ao setor de Vigilância Epidemiológica do município.

Pará

Das 15 cidades apontadas com maior prevalência de anticorpos na população, 12 são da região Norte, uma a mais que na primeira fase da pesquisa. De acordo com a Universidade Federal de Pelotas, no Pará, a capital Belém apresenta maior proporção da população que tem ou já teve coronavírus, estimado em 16,8%. Marabá (10,3%) aparece em 6° lugar entre as cidades do estado. Atrás, além da capital, de Altamira (12,8%), Breves (12,2%), Santarém (10,8%), Castanhal (10,8%) e a frente de Redenção com 1,4%. (Ascom PMM)