Correio de Carajás

Hospital Regional de Marabá alcança a marca de 5 milhões de atendimentos

A unidade, que integra a rede pública hospitalar do Estado, também foi decisiva no enfrentamento à pandemia de Covid-19 na região

Nesta terça-feira (19), o Hospital Regional do Sudeste do Pará Dr. Geraldo Veloso (HRSP), em Marabá, celebra 15 anos de funcionamento com a marca de 5 milhões de atendimentos. A unidade do Governo do Pará, inaugurada em 2006, atua como referência para mais de 1 milhão de pessoas, em 22 municípios da região. Para celebrar os 15 anos, o HRSP lançou um selo comemorativo.

Gerenciado pela entidade filantrópica Pró-Saúde desde sua implantação, o HRSP realizou, nesses 15 anos, mais de 39 mil cirurgias, 395 mil atendimentos ambulatoriais, 2,8 milhões de exames, 49 mil internações, 1,7 milhão atendimentos multiprofissionais e mais de 500 partos de alto risco, entre outros procedimentos médicos e assistenciais.

No primeiro semestre de 2021, a instituição alcançou uma importante marca: 97% de aprovação entre pacientes e acompanhantes. Realizada pelo Serviço de Atendimento ao Usuário (SAU), por meio de questionário oferecido em todas as instalações do Hospital, a pesquisa permite a avaliação dos pacientes sobre os serviços prestados.

Leia mais:

Ricardo Souza, paciente do Ambulatório de Cardiologia, destaca a humanização e a cordialidade no atendimento. “Aqui sou bem atendido, desde a portaria até as consultas médicas. São todos sempre atenciosos e ajudam realmente, prestando todas as informações que necessitamos para a nossa saúde”, garante.

Já Maria de Fátima Siqueira, que viu o início do funcionamento do HRSP e acompanhou o crescimento da unidade, ressalta a postura dos funcionários. “Seria maravilhoso se todos os hospitais tivessem um atendimento como aqui no Regional, sempre tudo muito limpo e organizado. Mas o diferencial mesmo são os profissionais que trabalham aqui, sempre carinhosos e dispostos a ajudar de alguma forma”, declara.

Especialidades – Entre as especialidades oferecidas à população, a unidade conta com anestesiologia, cardiologia, urologia, ortopedia, oftalmologia, otorrinolaringologia, neurocirurgia, infectologia, nefrologia e obstetrícia de alto risco.

O HRSP possui Unidades de Terapia Intensiva (UTI) adulto, pediátrica e neonatal, bem como serviços de fisioterapia, fonoaudiologia, terapia ocupacional e nutrição. Entre os serviços oferecidos também estão cirurgias gerais, pediátricas, buco-maxilo-faciais, vasculares, plásticas e reparadoras, além de exames laboratoriais e de imagem – ressonância magnética e tomografia. A unidade conta ainda com um Centro de Hemodiálise, que realiza por mês, em média, 800 sessões de diálise.

Segundo o diretor Hospitalar Valdemir Girato, o Regional do Sudeste do Pará evoluiu muito nos últimos anos, com novos serviços médicos sendo disponibilizados para a população da região, sempre oferecendo um atendimento de excelência e humanizado. “Gostaria de parabenizar a todos os profissionais do HRSP que, nesses 15 anos, contribuíram salvando milhares de vidas. Temos muitos desafios para superar ainda, mas as perspectivas são muito boas, com a inclusão, por exemplo, de serviços como oncologia”, adianta.

Ainda de acordo com o diretor, a unidade possui, atualmente, 88 médicos e mais de 750 funcionários, que atuam na assistência à saúde.

Combate à Covid-19 – O Hospital Regional do Sudeste do Pará foi referência durante um ano e meio no combate aos casos mais graves da doença provocada pelo novo coronavírus na região.

Em março de 2020, a instituição instalou leitos exclusivos para tratamento da doença, chegando a contar com até 54 leitos, entre de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e enfermaria. Até setembro deste ano, quando os leitos foram desativados, o Hospital atendeu 981 pacientes.

(Agência Pará)