Correio de Carajás

Hospital Regional dá dicas sobre saúde ocular

O Dia Mundial da Saúde Ocular, lembrado em 10 de julho, foi criado para alertar a sociedade sobre os cuidados necessários com os olhos. Em todo o planeta, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), ao menos 2,2 bilhões de pessoas têm algum problema de visão, dos quais quase metade dos casos são evitáveis ou passíveis de correção.

Em 2019, Hospital Regional do Sudeste do Pará, em Marabá, realizou mais de dois mil procedimentos oftalmológicos, de média e alta complexidade, com quatro oftalmologista de renome na região. Somente no ano passado, a unidade promoveu mais de 200 cirurgias a pacientes de 22 municípios da região.

Para a oftalmologista da Pró-Saúde, Emanuela Pimentel, a prevenção sempre é a melhor opção, por isso, é importante realizar consultas regulares com especialista, além de adotar bons hábitos, que ajudam a impedir que doenças relacionadas aos olhos se manifestem.

Leia mais:

“É importante prevenir, proteger e cuidar dos olhos. Eles são constantemente expostos a uma série de fatores ambientais que podem irritá-los, como a poeira, raios UV, partículas estranhas, entre outras coisas. O importante é saber o que faz bem e o que pode prejudicar os olhos”, ressaltou a médica, que atua no Hospital Regional do Sudeste do Pará, gerenciado pela Pró-Saúde em Marabá (PA). A unidade é mantida pelo Governo do Estado e presta atendimento 100% gratuito via Sistema Único de Saúde (SUS).

A primeira das dicas da especialista para uma boa saúde dos olhos é fazer consultas periódicas com o oftalmologista. Somente ele é capaz de avaliar a qualidade da visão e as condições oculares, atualizar o grau dos óculos, se necessário, além de verificar a pressão intraocular e avaliar a retina.

Outra dica ainda é que, se precisar de óculos de grau, use-os. A correção da visão com os óculos evitará sintomas como dor de cabeça e cansaço visual; e faça uso de óculos escuros. Os raios UV causam danos precoces na retina, com envelhecimento celular e catarata precoce;

A especialista observa ainda que se deve cuidar dos olhos mais atentamente no tempo seco. A baixa umidade do ar causa ressecamento ocular com vermelhidão, ardência e irritação. Atente-se para o uso de ventiladores e ar condicionados, que ressecam ainda mais, pois ocasionam a evaporação das lágrimas e prejudicam a lubrificação dos olhos. Uma opção, neste período, é utilizar “lágrimas artificiais”, ou seja, colírios. (Ascom/HRSP)