Ação do Hospital Regional ocorre em parceria com o DMTU/ Foto: Rodolfo Oliveira
Ads

Funcionários do Hospital Regional do Sudeste do Pará – Dr. Geraldo Veloso (HRSP), realizam neste sábado, dia 20, mais uma edição do programa “Direção Viva: Você Consciente, Trânsito mais Seguro!”. A ação ocorre em parceria com o Departamento Municipal de Trânsito e Transporte Público (DMTU) e alertará os veranistas que forem à Praia do Tucunaré, no núcleo Marabá Pioneira, sobre atitudes que contribuem para a segurança no trânsito, como o respeito ao limite de velocidade e o uso de equipamentos como cinto e capacete.

Ads

Referência em atendimento de trauma em média e alta complexidades, o Hospital Regional de Marabá recebe a maioria dos casos graves de acidente de trânsito na região. No primeiro semestre de 2019, a Unidade registrou 1.830 internações, das quais 300 estavam relacionadas a esse tipo de trauma. Em relação ao mesmo período do ano passado, quando 264 vítimas de trânsito foram admitidas no HRSP, esse quantitativo representa um aumento de 13,6%.

A analista de Humanização do Hospital, Wesleana Coelho, explica que a blitz educativa busca contribuir para a redução desses indicadores na região. “Cerca de 80% dos acidentes poderiam ser evitados com atitudes simples, como o uso do cinto de segurança e o não uso de celular enquanto se dirige. É essa sensibilização que queremos fazer nesta ação, pois os traumas de trânsito podem ter consequências gravíssimas e permanentes. Além disso, quando a vítima sobrevive, em geral, a recuperação é lenta, podendo durar anos, entre cirurgias e fase de reabilitação. Então, se tivermos atitudes seguras no trânsito, os riscos serão bem menores”, comenta a colaboradora.

Programa

O programa “Direção Viva” é um projeto contínuo que busca promover ações de educação em saúde voltadas à conscientização sobre as sequelas oriundas de traumas por acidentes de trânsito. Com o programa, busca-se disseminar a informação sobre o impacto dos acidentes de trânsito na sociedade, bem como, formar multiplicadores no processo de combate a insegurança no trânsito.

Em Marabá, o programa é realizado desde novembro de 2016, envolvendo profissionais de diversas especialidades que orientam colaboradores, usuários, acompanhantes e a comunidade em geral sobre atitudes positivas no trânsito. (Karine Sued, com informações Secom)

Ads