Correio de Carajás

Homicídios diminuem na região, menos em Parauapebas

Coronel Sabbá, comandante CPR-II, quer fechar o ano com baixa nos casos de homicídio/ Foto: Josseli Carvalho
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

A taxa de homicídios nos 16 municípios da região que estão sob a proteção do 2º Comandando de Policiamento Regional (CPR-II) diminuiu 27,8% no mês de outubro em relação a outubro de 2019. O único ponto fora da curva foi o município de Parauapebas, que teve um aumento de 100% nos assassinatos no mesmo período, subindo de sete para 14 crimes contra a vida. A informação foi repassada pelo coronel Benedito Tobias Sabbá, comandante do CPR-II.

Diante desses números que foram levantados pelo serviço de inteligência da Polícia Militar, algumas operações estão sendo intensificadas desde o dia 1º deste mês, mas o oficial observa que os crimes que vão parar nas mãos da polícia têm como raiz problemas sociais, sobretudo em uma cidade como Parauapebas, que tem uma população flutuante muito grande, um cenário de rotatividade nos postos de trabalho, desemprego, tudo isso em meio à pandemia.

Parauapebas é o único município da região onde os homicídios aumentaram/ Foto: Divulgação

“A pessoa não tendo emprego busca de outras maneiras garantir o ganha pão e nessa situação procura o tráfico de drogas, o roubo, o furto e em algumas situações o pagamento de dívida de drogas é feito com a vida”, relata o comandante do CPR-II.

Leia mais:

Por outro lado, coronel Sabbá comemora o fato de que alguns municípios simplesmente não registraram nenhum homicídio no mês passado, como é o caso de Abel Figueiredo, Brejo Grande do Araguaia, Nova Ipixuna, Palestina do Pará, Piçarra e São Geraldo do Araguaia.

No caso específico de Marabá, o percentual de diminuição de assassinatos também diminuiu bastante na comparação entre outubro de 2020 (que registrou cinco homicídios) e outubro do ano passado (com nada menos de 18 assassinatos). “Cinco vidas perdidas é um número grande, mas tivemos uma redução de 72%”, analisa.

Questionado sobre o que motivou essa queda nas taxas de crimes contra a vida, coronel Sabbá explica que entre as razões está a retomada do controle das casas penais; a compra da folga dos policiais, aumentando o número de PMs nas ruas; e também o projeto do Comando Geral “Polícia Mais Forte”, que aumentou o número de viaturas nos horários onde mais ocorrem crimes, das 17h até ás 22h.

Outro destaque é o patrulhamento feito em motocicletas, que, apesar de ser um policiamento que gera muito desgaste físico nos agentes, é uma forma de a PM fazer frente aos criminosos, pois estes praticam muitos dos crimes em duplas de moto, com as quais conseguem fugir facilmente. Mas quando a Polícia também está em duas rodas, o enfrentamento fica parelho.

Outro fator primordial é o planejamento, a estratégia, pois o levantamento feito em relação às áreas que concentram a maior parte das ocorrências policiais é que mobiliza as guarnições. “O grupamento é deslocado de acordo com a mancha criminal, onde o CPR-II verifica o aumento da criminalidade, é para lá que a gente aloca o policiamento”, explica.

Ações

Pensando nas novas ações a partir de agora, o coronel observa que as novas viaturas entregues pelo governador do Estado serão fundamentais porque são veículos apropriados para qualquer tipo de terreno. “A gente quer fechar o ano reduzindo (os crimes) ainda mais”, aposta Sabbá.

Para isso, a chegada dos aspirantes recém-formados também é considerada fundamental porque permitirá a retomada do patrulhão de madrugada, que atuará na fiscalização e fechamento de bares abertos fora de hora, alguns deles inclusive sem licença. (Chagas Filho e Josseli Carvalho)

Comentários

Mais

Semas apreende 700 quilos de pescado armas e animais silvestres em Tucuruí

Semas apreende 700 quilos de pescado armas e animais silvestres em Tucuruí

De 7 a 17 de julho a Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Pará (Semas) participou de uma operação…
Servidores da Cadeia de Parauapebas dão trabalho para a Corregedoria

Servidores da Cadeia de Parauapebas dão trabalho para a Corregedoria

Uma série de supostas condutas irregulares por parte de servidores da Cadeia Pública de Parauapebas estão sendo investigadas pela Corregedoria-Geral…
Dois assaltantes morrem em troca de tiros com policiais de Morada Nova

Dois assaltantes morrem em troca de tiros com policiais de Morada Nova

Um homem identificado como Antônio Lemos da Silva e outro apenas pelo apelido de Neguinho morreram no Hospital Municipal de…
Apreendido com drogas, adolescente é suspeito de homicídio

Apreendido com drogas, adolescente é suspeito de homicídio

Um adolescente de 17 anos foi apreendido por tráfico de drogas na noite desta quinta-feira (17) no Bairro da Paz,…
Cão é amarrado a corrente e arrastado por moto; mulher vai para a delegacia

Cão é amarrado a corrente e arrastado por moto; mulher vai para a delegacia

Um cão adulto, que estava sendo arrastado por uma motocicleta em Redenção, sul do Estado, foi resgatado pela Polícia Militar.…
Foragido de SP é preso em Conceição do Araguaia após assaltar panificadora

Foragido de SP é preso em Conceição do Araguaia após assaltar panificadora

Um indivíduo considerado de alta periculosidade, foragido da Justiça do Estado de São Paulo, foi preso nesta quinta-feira, 17, em…