Se o mês de novembro começou conturbado em Marabá, com a ocorrência de sete homicídios, o mês passado foi diferente: em outubro, somente cinco assassinatos foram registrados. Além disso, os roubos também diminuíram, não apenas em Marabá, mas nesta região. Os números foram apresentados esta semana pela Superintendência Regional de Polícia Civil.
De acordo com o delegado Thiago Carneiro Rodrigues, superintendente regional em Marabá, a Polícia Civil realizou 12 operações policiais, cumpriu nada menos de 23 mandados de prisão, efetuou 25 prisões em flagrante, além de ter apreendido sete armas.
Na avaliação do policial, todas essas ações da Civil e também o trabalho integrado que vem sendo feita pelos órgãos de segurança instalados na região contribuíram para uma redução significativa nos principais crimes combatidos pelas forças de segurança: homicídio e roubo.
Leia mais:“Isso é fruto de um trabalho entre os órgãos de segurança pública e também a Polícia Civil atuando de forma repressiva no combate à criminalidade aqui em nossa região”, reafirma o delegado Thiago Carneiro.
No tocante aos roubos, a redução nos municípios que integram a 10ª Regional Integrada de Segurança Pública (RISP) foi de 19% se comparado a outubro de 2019. E em Marabá, a redução foi maior ainda: 36% (quase o dobro da região) no mesmo período.
Em relação aos casos de homicídio, que neste mês de novembro voltaram a recrudescer, a diminuição nas ocorrências foi de 25%, na região, em comparação a outubro do ano passado. Somente em Marabá a redução nos casos de assassinatos foi quase o triplo: 70%, também levando em considerações os outubros de 2019 e 2020. O delegado classificou essa baixa de “espetacular”. (Chagas Filho com informações de Evangelista Rocha)