Correio de Carajás

Homicídios caem em Marabá e região

Delegado Thiago Carneiro comemora os números, mas mantém foco para 2021/ Foto: Evangelista Rocha
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

Esta semana, a Polícia Civil apresentou um balanço dos números da violência em Marabá e região. De acordo com os dados oficiais divulgados, existe uma queda considerável nos casos de homicídios e também de roubos e furtos de 2018 até o ano passado.

Segundo o delegado Thiago Carneiro, superintendente regional de Polícia Civil, os números mostram que o Estado do Pará, como um todo, está na contramão do cenário nacional, que registrou aumento da criminalidade no mesmo período.

Especificamente no tocante aos homicídios, somente em Marabá, no ano de 2020 foram contabilizados 90 crimes, o que representa uma redução foi de 33% em relação a 2019 (quando ocorreram 135 assassinatos) e de 48% se comparado a 2018 (que registrou 171 homicídios). “Sabemos que é um número bastante alto ainda”, pondera o delegado.

Leia mais:

Em relação aos casos de roubos no município, a redução foi de 23% em relação a 2019 e 32% comparado a 2018. Já os furtos caíram 29% e 32% na comparação com 2019 e 2018 respectivamente.

O policial observa que a 10ª Região Integrada de Segurança Pública (10ª RISP), sediada em Marabá, abrange nada menos de 16 municípios, onde vivem aproximadamente 1 milhão de habitantes espalhados em um recorte geográfico muito extenso, o que dificulta ainda mais a ação policial.

Por conta disso, os números obtidos pela Polícia Judiciária são satisfatórios e precisam ser comemorados. “É um resultado bastante expressivo. Temos que comemorar, porque não foi fácil”, reafirma, ponderando que o desafio é melhorar os números.

Essa queda nos índices de violência certamente se deu, ao menos em parte, às diversas ações feitas pela Polícia Civil, que realizou nada menos de 137 operações policiais, apreendeu 84 armas de fogo e 68 kg de drogas. Além disso, a Civil realizou 567 prisões, sendo 318 dando cumprimento a mandados judiciais e 249 flagrantes. Isso representa que a cada 15 horas a polícia prendeu uma pessoa na região. (Chagas Filho)

Comentários

Mais

Foragido de Santa Catarina é preso em Marabá

Foragido de Santa Catarina é preso em Marabá

Acusado de homicídio culposo (morte no trânsito), na região sul do País, o indivíduo Rodrigo Pereira da Taveira foi pra…
Carro em alta velocidade e cheio de cocaína é apreendido em Marabá

Carro em alta velocidade e cheio de cocaína é apreendido em Marabá

Mais uma vez, os cães farejadores da Guarda Municipal de Marabá entraram em ação e conseguiram localizar drogas em Marabá.…
Procurada por tráfico no Maranhão é presa em Marabá

Procurada por tráfico no Maranhão é presa em Marabá

Procurada pelo Poder Judiciário do vizinho Estado do Maranhão, Hilda Queiroz dos Santos foi parar atrás das grades em Marabá.…
Acidente deixa mulher gravemente ferida na Faruk Salmen

Acidente deixa mulher gravemente ferida na Faruk Salmen

No fim da tarde desta quinta-feira (20), um acidente grave colocou a vida de Ana Clara Morais Brabo em risco,…
Homem é morto com três tiros na frente da esposa e do filho

Homem é morto com três tiros na frente da esposa e do filho

Um homem foi executado com três tiros na frente da esposa e do filho. Fernando de Oliveira, de 30 anos,…
PC prende, em Marabá, quadrilha que torturava homem há 4 dias

PC prende, em Marabá, quadrilha que torturava homem há 4 dias

Na tarde desta quinta-feira (20), a Polícia Civil conseguiu impedir a execução de uma pessoa pelo “tribunal do crime” de…