Correio de Carajás

Homem arranca pata do cachorro do vizinho

Erick Wauber Afonso dos Santos, de 40 anos, presta depoimento neste momento na 21ª Seccional Urbana de Polícia Civil, após ter sido conduzido à delegacia por policiais do Destacamento da Polícia Militar de Morada Nova, em Marabá.

Ele é acusado de utilizar um facão para arrancar uma das patas e fazer cortes em outra pata e no pescoço do cão do vizinho, Josias dos Santos Aguiar. Apesar da brutalidade com que atacou o animal, Erick não deverá permanecer preso.

De acordo com cabo Joelson, o tutor do animal telefonou para a Polícia Militar por volta das 7h15 informando que cachorro havia sido mutilado, no Residencial Jardim do Éden. No local, os policiais encontraram o animal vivo, mas bastante ferido. Erick já havia saído do bairro.

Leia mais:

Ele foi localizado logo depois, já no Bairro São Félix. O cabo Joelson destacou que o homem pouco falou sobre o assunto, mas deu comentou o ataque ocorreu porque o cão teria matado um coelho dele.

Contra ele, explicou o militar, foi confeccionado um termo circunstanciado de ocorrência baseado em maus tratos a animais, infração prevista na Lei de Crimes Ambientais (Lei Federal Nº 9.605). A pena para quem pratica, é de três meses a um ano de detenção e multa.

Por conta da pena considerada pequena, quem comete tal ato responde ao processo em liberdade. “A lei é branda e é falha”, comentou o policial. Josias, acrescenta, foi orientado pelos policiais militares a encaminhar o animal ao Centro de Controle de Zoonoses, onde há veterinário que poderia atendê-lo.  (Luciana Marschall)