Carnaval é uma das épocas em que os bancos de sangue mais sofrem com a baixa dos estoques, a exemplo dos períodos de férias, em torno de 20% a 30%. Um dos motivos do afastamento dos doadores é a quantidade de festas que acontecem durante este período, portanto os responsáveis pela captação já iniciaram neste começo de ano a campanha de doação para o período. Em 2020, o feriado de Carnaval cai no dia 25 de fevereiro.
Conforme divulgado nesta sexta-feira (3) pelo Hemopa – Fundação Centro de Hematologia e Hemoterapia do Estado do Pará, o mês de novembro alcançou o recorde de mais de 11 mil comparecimentos, mas as doações precisam ser constantes para que seja mantido o número de bolsas de sangue necessário para atender pacientes internados na rede hospitalar pública e privada.
O Hemopa destaca que as doações no início do ano são menores, pois janeiro é um mês utilizado pelas pessoas para reorganização pós festas. Em épocas como as do feriado de Carnaval, a população também acaba se ausentando dos hemocentros e os estoques atingem níveis críticos, por isso a necessidade de se começar desde já aumentar a coleta.
Leia mais:No Pará, a hemorrede é composta por 50 unidades. A de Marabá está localizado na Rodovia Transamazônica (BR-230), Quadra 12, no Núcleo Cidade Nova. O telefone para contato é o (94) 3312-9150 e o atendimento funciona das 7 às 12h30.
A recomendação para os doadores é que procurem a unidade antes de viajarem e não se esquecerem de se programar e seguir as orientações pré-doação de sangue. Dentre os principais critérios para a doação de sangue estão ter entre 16 e 69 anos, pesar no mínimo 50kg, estar descansado e alimentado. (Luciana Marschall – com informações de Agência Pará)