Correio de Carajás

Hemopa Marabá faz parceria com setor empresarial para aumentar estoque de sangue

O Hemocentro de Marabá vai abrir neste sábado (13), excepcionalmente, e o Grupo de Mulheres Arco-Íris de Marabá já confirmou presença

Para a Fundação Hemopa, a doação de sangue é um ato de responsabilidade social e, por isso, o hemocentro preza pela parceria de diversas entidades e segmentos, entre eles, as empresas, afinal, todas as parceiras são importantes para mobilizar e estimular a doação de sangue entre os públicos de interesse, como funcionários e clientes.

Esta semana, o Hemopa Marabá recebeu a caravana dos funcionários do Grupo Tida. “O intuito e fazer com que o próximo, funcionários e amigos despertem para a importância deste gesto que é tão simples para a gente que doa e tão grande para quem está esperando”, destacou Ciro Tida, diretor do grupo.

O Hemopa Marabá atende mais de 30 unidades hospitalares na região sudeste do Pará. Cleiton Santos, 36 anos, estava entre os doadores da caravana e disse que esta é uma prática constante para ele. ‘Doar sangue é de tamanha importância que nem sei explicar. Pra quem tá precisando, é vida. Não nos custa nada este gesto. É indolor e satisfatório. Todos deveriam passar por este processo”, concluiu emocionado o empresário.

Leia mais:

Hemopa Marabá vai abrir neste sábado (13)
O Hemocentro de Marabá vai abrir neste próximo sábado, dia 13, excepcionalmente. O Grupo de Mulheres Arco-Íris de Marabá já confirmou presença. O atendimento aos doadores será de 7h30 às 15h.

Para doar sangue, os interessados precisam seguir os critérios básicos: ter entre 16 e 69 anos, (menores de idade devem estar acompanhados do responsável legal); pesar mais de 50 kg; estar em boas condições de saúde.

No momento do cadastro, é obrigatório apresentar um documento de identificação oficial, original e com foto (RG, CNH), passaporte ou carteira de trabalho).

Quem teve Covid-19 também pode voltar a doar, só precisa esperar 30 dias após a cura. Quem teve contato com pessoas que tiveram a doença deve esperar 14 dias após o último contato. Para quem recebeu a vacina Coronavac/Butantã, são 48 horas de inaptidão para doação, após cada dose. Já as demais vacinas basta esperar sete dias após cada dose.

O Hemocentro de Marabá fica na Rodovia Transamazônica, Quadra 12, S/N (Agrópoli do Incra). Mais informações pelo telefone: (94) 3312.9150.

(Agência Pará)