O Hemocentro Regional de Marabá realiza plantão de doação de sangue neste sábado (12) em Marabá e em outros três municípios, das 7 horas às 15 horas. A ação foi programada para atender a caravana da Igreja Adventista do Sétimo Dia e também funcionários da Siderúrgica Norte Brasil (Sinobras), mas qualquer pessoa que deseje fazer doação será atendida.
A gerente do Hemocentro de Marabá, Regiane Izaías, informou que todos os tipos sanguíneos são aceitos, porém, o estoque dos negativos está sendo a maior carência. “Em média, recebemos 20 pessoas por dia na unidade, mesmo assim faremos esse plantão para atender os dois grupos já agendados e o público em geral que quiser doar”, explica.
Para se candidatar à doação de sangue, o cidadão precisa ter entre 16 e 69 anos (menores de idade devem ir acompanhados de um responsável legal), estar bem de saúde, pesar mais de 50kg e estar bem alimentado antes da coleta. É imprescindível a apresentação de um documento de identificação oficial com foto (RG, CNH, Carteira de Trabalho ou passaporte).
Leia mais:Em dias comuns, em Marabá, os agendamentos podem ser feitos pelos contatos (94) 3312-9150 / 99234-0264 (WhatsApp). Os atendimentos ocorrem de segunda a sexta, das 7h às 12h30.
Nos demais municípios, os atendimentos ocorrerão em diferentes datas, compreendendo até o domingo (13). Em Redenção, o Hemonúcleo fez a mobilização de voluntários doadores do ciclismo. Participam grupos do município de Xinguara, o Seven Bikers e o Xinbikers, da Associação de Ciclistas de Xinguara; e também os grupos de Redenção: CTP Redex, Forasteiros, Lendas do Pedal, Corujas Lendárias, Indomáveis, Tribo do Pedal, Rebelião Bike e Pedal dos Amigos.
No domingo (13), será a vez do Hemonúcleo de Abaetetuba receber a Caravana ‘Vidas Por Vidas’, que realiza a 4ª edição da campanha só neste ano de 2020. A parceria contribui para a sensibilização da comunidade abaetetubense sobre a importância da doação de sangue. O Hemopa em Abaetetuba vai atender das 7h30 às 16h.
Em Belém, já faz parte do expediente abrir aos sábados na sede, na Batista Campos, e na unidade do Pórtico Castanheira, das 7h30 às 17h.
O grupo do Centro Educacional Tecnológico da Amazônia (Cetam) já está programado para fazer uma grande mobilização de voluntários para a doação de sangue. (Zeus Bandeira – Com informações da Agência Pará)