Helder Barbalho (MDB) caminha para se reeleger governador do Estado do Pará. É o que mostra a pesquisa Real Time Big Data realizada neste início de setembro. O atual mandatário tem 67% das intenções de voto, com uma distância folgada em relação ao segundo colocado, Zequinha Marinho (PL), que marcou 11%. Em relação ao levantamento de julho, Helder cresceu 5 pontos percentuais e Marinho oscilou um ponto positivo dentro de margem de erro.
Adolfo Oliveira (PSOL) e Major Marcony (SD) têm 2%, Cleber Rabelo (PSTU) e doutor Felipe (PRTB), registraram 1%. Branco e nulos somam 6% e indecisos, 10%.
Helder tem 80% dos votos válidos e estaria eleito em primeiro turno. O desempenho do governador tem a ver com o alto índice de aprovação de sua gestão, 73%, combinado com um índice de rejeição de 25%, menor do que os 30% de Marinho, o seu principal adversário.
Leia mais:Se o quadro ao governo tem contornos bem definidos, a corrida para o Senado mostra um congestionamento de postulantes com chance de eleição. Mario Couto (PL) lidera com 17% e logo atrás está Beto Faro (PT), com 16%, ambos empatados dentro da margem de erro. Também há empate técnico entre Pioneiro (PSDB), com 10%, Flexa (PP), com 9%, e delegado Jardel (Podemos), com 7%. Renata Fonseca (PRTB) tem 2%. Professor João Santiago e Sabbá (PMB) marcaram 1%.
“Com menos de um mês para a eleição somente um acontecimento extraordinário impediria a vitória do atual governador no primeiro turno”, diz Lucas Thut Sahd, diretor da Real Time Big Data. “Em compensação, a disputa para o Senado está aberta com pelo menos três candidatos na disputa”.
A pesquisa entrevistou por telefone 1.000 eleitores em no Pará, entre os dias 2 e 3 de setembro. A margem de erro é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos e o nível de confiança é de 95%. O levantamento está registrado no TSE sob o número PA-07332/2022.
Sobre a Real Time
A Real Time Big Data é um instituto de pesquisa composto por uma equipe profissional multidisciplinar de reconhecida experiência nacional e internacional, que se destaca pela agilidade, clareza e confiabilidade de seus levantamentos e estudos. Com experiência no mercado, tem o objetivo de fornecer dados e análises para auxiliar a tomada de decisões de empresas, instituições, agentes públicos e organizações do terceiro setor, apoiando-os por meio de elaboração pesquisa de opinião, sondagens sobre hábito de consumo, monitoramento de políticas públicas, levantamento de tendência de mercado e auditorias de imagem. (Da Redação)