Correio de Carajás

Helder inaugura, entrega cheques e assina ordens de serviço em Marabá

Em visita a Marabá nesta quarta-feira (12) o governador Helder Barbalho rodou a cidade fazendo inaugurações, assinando ordens de serviço, entregando cheques-moradias e ainda visitando as obras de contenção de erosão que estão sendo feitas pela administração municipal, acompanhado do prefeito de Marabá, Tião Miranda, do Secretário Regional de Governo, João Chamon, do deputado estadual Chamonzinho e outras autoridades.
A primeira parada foi no complexo penitenciário da cidade, onde foram entregues duas unidades prisionais que somam 506 vagas, sendo 306 vagas na Cadeia Pública de Marabá, de regime fechado, e 200 na nova unidade de regime semiaberto. De acordo com Helder, a região sul e sudeste do Pará passa a ter mais vagas que apenados.

Foram entregues duas unidades prisionais que somam 506 vagas – Foto: Evangelista Rocha

“Isso é histórico porque antigamente era cadeia superlotada e, ao invés de ser um local pra ressocializar, era um depósito de gente sendo maltratada e saindo pior que entrou depois de pagar a pena. Agora nós tratamos com dignidade para que nós cumpramos com aquilo que a justiça estabelece para aquele que esteja sob a custódia do estado”, declarou.
Outra inauguração foi da Agência Transfusional (AT) que irá funcionar anexa ao Hospital Materno Infantil para atender também a demanda transfusional do Hospital Municipal de Marabá, com capacidade para realizar 220 transfusões de sangue ao mês.
Em seguida, o governador assinou duas Ordens de Serviço para as reformas dos colégios Plínio Pinheiro, na Marabá Pioneira, e Acy Barros, na Agrópolis do Incra. “Nós estamos buscando recuperar a estrutura física das escolas do estado e trabalhando para garantir que a rede pública estadual esteja com ambientes adequados pra quem estuda, para quem ensina e para as famílias. Estamos avançando pra que a qualidade de ensino no Pará dê prazer e, acima de tudo, esteja à altura dos nossos alunos”, afirmou o governador.

O governador assinou duas Ordens de Serviço para as reformas dos colégios Plínio Pinheiro e Acy Barros – Foto: Evangelista Rocha

“Sua Casa”
A visita da comitiva do Governo do Estado entregou cheques para 162 famílias nos valores de R$ 21 mil, decorrentes do programa “Sua Casa”, criado pelo atual governo para conceder dois benefícios sociais, um para aquisição de material de construção e outro para o pagamento da mão de obra.
“Você precisa usar a primeira parcela e comprovar o uso pra poder ser liberada a segunda parcela, portanto, peço que utilizem o recurso de forma adequada pra prestar conta e poder receber a segunda parcela, mantendo o nome de vocês limpo. Afinal, o nome é o maior patrimônio que vocês têm”, aconselhou o governador. Ele solicitou, ainda, que os beneficiados contratem trabalhadores da construção civil que morem nos mesmos bairros, gerando oportunidades de renda para essas pessoas.
A distribuição foi acompanhada pelo presidente da Companhia de Habitação do Estado do Pará (Cohab), Orlando Reis. Conforme ele, além da entrega dos cheques, atualmente o órgão está dando prosseguimento à regularização fundiária dos bairros Liberdade e Independência. “Estamos trabalhando para que, de forma célere, a gente possa proceder a regularização fundiária, nesse primeiro momento, de 2.500 lotes”.
ORLA
O governador visitou as obras de contenção de erosão dos rios Itacaiunas e Tocantins que estão sendo feitas pela administração municipal e cujos recursos foram garantidos por Helder quando este era ministro de Integração.
“Estou muito feliz de ver o trabalho que está sendo realizado pela prefeitura com estes recursos importantes com os quais pude colaborar à época, através da Defesa Civil Nacional e do Ministério da Integração, de forma que estas obras não apenas evitam erosões, mas colaboram principalmente no momento das enchentes pra que as pessoas possam ser menos atingidas”, declarou.
No local, o prefeito festejou a regularização dos bairros Liberdade e Independência e colocou o município à disposição, destacando a importância de as duas administrações caminharem juntas para melhorarem a qualidade de vida da população. “É possível fazer muito mais. Hoje estamos vendo uma obra que o governador destinou recursos quando era ministro. Aqui foram desapropriadas 19 casas que estavam caindo, a erosão estava grande. Isso tudo foi aterrado e a gente fez um projeto arquitetônico arrojado”, declarou.

Leia mais:
O governador visitou as obras de contenção de erosão dos rios Itacaiunas e Tocantins – Foto: Evangelista Rocha

O secretário regional, João Chamon, se disse orgulhoso de acompanhar a comitiva trazendo novidades do estado para o município de Marabá. “O governador vem mais uma vez e sempre que vem nos traz obras, serviços e mostra a integração do Governo do Estado com a Prefeitura. Nós fazemos, enquanto Secretaria Regional, essa interlocução e estamos muito felizes com mais uma vinda em favor da população”. (Luciana Marschall e Ana Mangas)