Correio de Carajás

Bolsonaro vem a Marabá no dia 28 de maio para entrega de títulos do Incra

Bolsonaro tem participado de eventos do Incra pelo Brasil/Foto: Julio Nascimento/PR

REFORMA AGRÁRIA

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Segundo o Instituto, são 1.400 títulos definitivos de terras. A vinda do presidente da República, embora ainda não conste em agenda oficial, já está confirmada.

O dia 28 de maio, uma sexta-feira, deverá ser a data em que o presidente da República, Jair Bolsonaro, vai desembarcar em Marabá para participação em um evento oficial na cidade. Ele virá acompanhado da ministra Tereza Cristina (Agricultura, Pecuária e Abastecimento), do presidente do Incra (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária), Geraldo de Melo Filho e outros assessores para a entrega de 1.400 títulos definitivos de terras para pequenos e médios produtores rurais do sul e sudeste do Pará. O evento será o maior desse tipo em todo o Brasil.

A confirmação do evento e da participação do presidente da República aconteceu da parte do presidente da Associação dos Criadores do Pará (Acripará), Maurício Fraga Filho e do superintendente Regional (SR-27) do Incra, Aveilton Silva de Souza, o qual não forneceu maiores detalhes. O CORREIO apurou, no entanto, que os pormenores da agenda de Bolsonaro já estão sendo tratados. A Prefeitura Municipal, por outro lado, não foi comunicada, ainda.

O documento, também chamado de Título de Domínio (TD), compreende a etapa final do processo de reforma agrária. O objetivo da regularização fundiária é entregar os títulos definitivos a assentados pela reforma agrária e pequenos produtores que produzem e ocupam terras da União de forma mansa e pacífica há muitos anos e podem comprovar sua permanência e trabalho no local. O título de propriedade é fundamental para garantir o acesso dos pequenos ao crédito agrícola, por exemplo, e a programas governamentais, como o fornecimento de alimentos para a merenda escolar.

Leia mais:

AMPLIAÇÃO

Em recente audiência da Comissão de Agricultura e Reforma Agrária do Senado, a ministra Tereza Cristina disse que o governo trabalha para intensificar as ações de regularização fundiária. Segundo ela, no ano passado foram emitidos mais de 109 mil títulos a produtores rurais.

“Pretendemos entregar mais 130 mil em 2021 e 170 mil em 2022, alcançando a marca de 300 mil nesses dois anos”, ressaltou. Para isso, o Incra está modernizando seus sistemas e integração das bases de dados.

Outra iniciativa é o Programa Titula Brasil, que permite que as prefeituras atuem em parceria com o Incra nos processos de regularização fundiária e titulação de assentamentos em seus municípios. Já são 436 prefeituras que aderiram ao programa.

“Precisamos modernizar nossa legislação para dar maior agilidade ao processo de regularização fundiária”, destacou a ministra, dizendo que haverá uma celeridade na titulação nos próximos meses, com a integração de sistemas do Incra. (Patrick Roberto)

Comentários

Mais

Governo federal entrega milhares de títulos agrários em Marabá

Governo federal entrega milhares de títulos agrários em Marabá

Mais de 50 mil documentos de titularidade de terra, entre definitivos e provisórios, foram conferidos a famílias assentadas e ocupantes…
Bolsonaro inaugura trecho da BR-230 e sobrevoa  o Pedral do Lourenço

Bolsonaro inaugura trecho da BR-230 e sobrevoa o Pedral do Lourenço

A segunda agenda do presidente da presidente da República Jair Bolsonaro na região nesta sexta-feira (18) foi à margem da…
Brasil aplica mais de 2,56 milhões de doses de vacina em 24 horas

Brasil aplica mais de 2,56 milhões de doses de vacina em 24 horas

O Brasil estabeleceu um novo recorde nesta quinta-feira (17) ao aplicar 2.561.553 doses de vacinas contra a covid-19 em 24…
Queiroga, Pazuello e Araújo estão entre os 14 investigados da CPI da Covid

Queiroga, Pazuello e Araújo estão entre os 14 investigados da CPI da Covid

O relator da CPI da Covid, senador Renan Calheiros (MDB-AL), anunciou nesta sexta-feira a lista com 14 pessoas que passam a ser investigadas…
Em Marabá, Bolsonaro cumprimenta apoiadores no Aeroporto e Parque de Exposições

Em Marabá, Bolsonaro cumprimenta apoiadores no Aeroporto e Parque de Exposições

O presidente da República Jair Messias Bolsonaro (sem partido) chegou a Marabá às 11 horas desta sexta-feira, 18 de junho,…
Guedes: sobras da classe média poderiam alimentar pobres

Guedes: sobras da classe média poderiam alimentar pobres

Oministro Paulo Guedes (Economia) defendeu nesta quinta-feira (17) que sobras de restaurantes sejam destinadas a mendigos e pessoas fragilizadas, de…