Correio de Carajás

Helder entrega 5 caminhões e anuncia tomógrafo para Hospital de Campanha de Marabá

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

Na tarde desta terça-feira (19), por volta das 15h30, o governador Helder Barbalho esteve em Marabá para entregar ao prefeito municipal, Tião Miranda, cinco caminhões coletores e compactadores de resíduos sólidos. Uma cerimônia informal e restrita, realizada na área externa do Carajás Centro de Convenções, marcou a entrega dos veículos. Ele também visitou e avaliou o desempenho do Hospital de Campanha e articulou estratégias de prevenção e combate à doença causada pelo novo coronavírus.

Helder acredita ser importante o ato de entrega dos veículos a Marabá, visto que “surtirá um efeito necessário na limpeza urbana da cidade”. O investimento foi orçado em R$ 1,8 milhão e é fruto de parcerias entre Governo do Estado, Prefeitura de Marabá e Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

O prefeito Tião Miranda, por seu turno, agradeceu ao governador pela parceria e disse que os veículos novos incrementarão a frota do município, composta por dez outros veículos, mas que não são mais novos. “A coleta de lixo não pode parar. É um serviço essencial e precisamos fortalecer a frota e prestar um serviço mais qualificado para a população”, disse Tião.

Leia mais:
Ao lado de Tião, Helder expõe estratégias de seu governo no combate à covid-19

Sobre as ações de tratamento a pacientes diagnosticados com a covid-19, Helder afirma que está acompanhando os números e a evolução da curva de contágio, bem como do arco de mortes, em todo o Estado. Na avaliação do governador, é possível que, nos próximos dias, haja uma elevação no número de casos no interior do estado após a estabilização da Região Metropolitana de Belém (RMB).

Pensando nisso, Helder assinou, mais cedo, o termo que garante a implementação do anunciado Hospital de Campanha de Redenção, que deve atender a região do Araguaia, no extremo sul do Pará. “Esta é uma estratégia de descentralização desta região. Temos a consciência de que, inevitavelmente, a tendência é aumentar [referindo-se à quantidade de casos confirmados e mortes]”, sustentou o governador.

O mandatário paraense enfatiza que, instaladas as unidades de campanha com vistas à grave crise de saúde, agora o foco é na ampliação do número de leitos de tratamento intensivo. “Nosso desafio é acrescer o número de leitos de UTI para, junto com os leitos clínicos, garantir a oferta adequada. Nós estamos ampliando para dez a quantidade de UTIs disponíveis no Hospital de Campanha de Marabá, somando-se às unidades do Hospital Regional, e pretendemos ampliar ainda mais”, garantiu.

Na ocasião, o governador comunicou que um tomógrafo será enviado para o Hospital de Campanha na próxima semana, de modo a auxiliar no diagnóstico precoce dos pacientes. “Esta é uma medida que visa a garantir o atendimento e o tratamento adequados para salvar a vida da população”, reconheceu ele.

Caminhões coletores de lixo foram entregues em parceria entre Governo do Estado, Prefeitura de Marabá e BNDES

Helder comentou, ainda, a vinda do ex-ministro Henrique Mandetta ao Pará. “Ele veio dialogar conosco estratégias, inclusive, em sua própria manifestação, atestando que o cenário que ele viu demonstra o acerto das estratégias do Governo do Estado, assim como da parceria com os municípios”, declarou o governador.

Por fim, Helder afiançou que a atual mensagem do Governo do Estado é de investimento maciço em estrutura hospitalar e reforçou o apelo pelo isolamento social. “Que as pessoas que podem ficar em casa, fiquem em casa. Quem porventura tiver necessidade de sair, o faça apenas no momento da necessidade. Não circule de maneira desnecessária. E faça tudo de máscara, faça a higiene e evite o contato”, postula ele.

A visita teve duração de uma hora e meia. Depois de falar com a Imprensa, Helder partiu para Altamira, distante 500 km, onde deve ser inaugurado um Hospital de Campanha com 60 leitos. (Vinícius Soares)

Comentários

Mais

Dr. Naves retorna a Marabá e é recebido com festa por familiares e amigos

Dr. Naves retorna a Marabá e é recebido com festa por familiares e amigos

José Divino Naves, mais conhecido como Dr. Naves, desembarcou às 16h30 deste sábado (18) em Marabá, após passar 5 meses…
Índice reúne dados sobre a inclusão de brasileiros com deficiência

Índice reúne dados sobre a inclusão de brasileiros com deficiência

Passados 11 anos desde a realização do último censo nacional, o Instituto Olga Kos de Inclusão Cultural, uma associação sem…
Anvisa aprova indicação de baricitinibe para covid-19

Anvisa aprova indicação de baricitinibe para covid-19

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) informou na noite desta sexta-feira que aprovou a indicação do medicamento baricitinibe para…
Pará registra 587.922 casos de Covid-19 e 16.578 mortes pela doença

Pará registra 587.922 casos de Covid-19 e 16.578 mortes pela doença

O Pará contabilizou mais 51 casos de Covid-19 e 4 mortes causadas pela doença. Segundo o boletim divulgado pela Secretaria…
“Forma Pará” recepciona calouros de Jacundá e Itupiranga

“Forma Pará” recepciona calouros de Jacundá e Itupiranga

“O Forma Pará, antes de qualquer coisa, é um programa que cuida de pessoas. E vocês também serão profissionais que…
Família de adolescente morto por “Trem da Alegria” não recebeu apoio financeiro da empresa

Família de adolescente morto por “Trem da Alegria” não recebeu apoio financeiro da empresa

A família do adolescente Marcos Henrique dos Santos, de 14 anos, que foi morto na noite desta quinta-feira (16), no…