Na tarde deste sábado, 9, o governador do Pará, Helder Barbalho, publicou nas redes sociais um vídeo onde manifesta indignação com os problemas técnicos apresentados na implantação dos respiradores comprados na China. No vídeo, ele afirma que agirá judicialmente, cível e criminalmente, para responsabilizar aqueles que causadam o empecilho.
“Gostaria de manifestar a minha indignação a respeito dos respiradores comprados na China, e que ao chegar a Belém não estavam adequados para o uso pleno dos pacientes que estão com covid-19. Solicitei que a equipe da Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa) fizesse a instalação e averiguação de cada equipamento, e foi identificado que haviam problemas técnicos, por isso orientei que nenhum dos 152 aparelhos fossem utilizados”, disse Helder.
O líder do Estado disse ainda que na sexta-feira, 8, foi feita uma videoconferência com a fábrica da qual os equipamentos foram adquiridos e com um conglomerado empresarial brasileiro que também adquiriu os equipamentos defeituosos.
Leia mais:“A fábrica informou que na segunda-feira, 11, às 20h (horário brasileiro), eles apresentarão um protótipo com as exigências estabelecidas para adequar aos parâmetros de atendimento necessários estabelecidos no Brasil. Não admitiremos que o Estado seja prejudicado”, assegurou o governador.
Helder também informou que o estado moverá ação judicial para responsabilizar aqueles que deram causa ao esse episódio. “Essa é a atitude mínima que podemos tomar. Só podemos aceitar que a fábrica devolva os equipamentos em funcionamento conforme foram comprados”, disse firmemente.
Para reverter o tempo perdido com o problema apresentado nos equipamentos, Helder garantiu que o governo do Estado está trabalhando para que novos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) sejam abertos para salvar a vida da população infectada.
“Enquanto isso, faço um apelo, fique em casa, proteja quem você ama e vamos vencer o novo coronavirus”, finalizou Barbalho. (Zeus Bandeira)