Correio de Carajás

Helder chega e anuncia obras em Marabá e região

Regularização do Bairro Liberdade é o primeiro passo para regularizar também outros bairros de Marabá
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

Na semana em que completa 106 anos de emancipação política, data a ser comemorada na próxima sexta-feira (5), a cidade de Marabá, no sudeste paraense, sedia, por quatro dias, o programa Governo por Todo o Pará. A iniciativa transfere, temporariamente, a administração para as diferentes regiões do Estado, com o objetivo de aproximar os municípios da gestão estadual e definir obras prioritárias para cada cidade, entre outras ações. Teve início, na noite desta terça-feira (2), a segunda edição do programa – a primeira foi no oeste paraense, entre os dias 20 e 23 de março, com base em Santarém.

A instalação do Governo por Todo o Pará em Marabá foi marcada por uma cerimônia, no Centro de Convenções “Leonildo Borges Rocha”, e contou com a presença do vice-governador, Lúcio Vale; da primeira-dama, Daniela Barbalho; de secretários de Estado; deputados estaduais; vereadores, prefeitos, vice-prefeitos e lideranças comunitárias de diversos municípios. Na ocasião, o governador do Estado, Helder Barbalho, anunciou uma série de medidas que vão beneficiar as regiões sul e sudeste do Estado.

Competitividade – O primeiro ato do governador durante a solenidade foi a assinatura de um decreto que concede diferimento do momento do pagamento do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) nas saídas internas de minério de ferro, para estabelecimentos industriais de ferro gusa. Com isso, a expectativa do chefe do Executivo é de que cerca de sete mil novos empregos possam ser gerados na região – com grande vocação minerária – como consequência do decreto, que, na prática, vai diminuir em 17% o preço da matéria-prima, aumentando a competitividade das empresas locais. “A indústria guseira, que já chegou a gerar aqui na região dez mil postos de trabalho, foi uma das mais afetadas com a crise que recentemente assolou o País. Queremos retomar o protagonismo desse setor, tão importante para o desenvolvimento local”, destacou Helder Barbalho.

Leia mais:

FRD – Na sequência, o Governo do Estado, representado pelo governador e pelo titular da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Urbano e Obras Públicas (Sedop), Ruy Cabral, assinou um termo de compromisso com o município de Marabá, de mútua colaboração, para a compra de cinco caminhões do tipo coletor e compactador de lixo para utilização da cidade. O termo é consequência do esforço da gestão estadual para a liberação de repasses do Fundo para o Desenvolvimento Regional com Recursos da Desestatização (FRD). “Em apenas 90 dias de governo, conseguimos destravar os recursos do FRD, e a nossa meta é fazer com que eles cheguem a todos os municípios da área de abrangência da linha férrea e da atividade de mineração no nosso Estado”, pontuou o governador.

Regularização fundiária urbana – Em outro momento, a Companhia de Habitação do Pará (Cohab) e a Superintendência de Desenvolvimento Urbano de Marabá assinaram acordo de cooperação técnica para execução de ações de regularização fundiária urbana, no núcleo conhecido como “Liberdade”, o que vai beneficiar cerca de 2,6 mil famílias que vivem naquela localidade há mais de 30 anos. “Este era um sonho antigo da nossa população, que agora será realizado”, festejou o secretário regional de Governo do Sul e Sudeste do Pará, João Chamon Neto.

Regularização fundiária rural – Com o objetivo de acelerar, também, o processo de regularização fundiária rural em todo o Estado, a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater) e o Instituto de Terras do Pará (Iterpa) celebraram, na ocasião, acordo de cooperação técnica para desburocratizar o trânsito de informações entre os órgãos e, assim, facilitar a vida dos pequenos produtores.

Segurança pública – Durante a reunião, Helder Barbalho assinou a transferência patrimonial de 26 veículos, entre carros e motocicletas, para as rondas ostensivas de segurança pública nos municípios de Tucuruí, Bom Jesus do Tocantins, Breu Branco, Goianésia do Pará, Jacundá, Parauapebas, Novo Repartimento e Marabá. “O Pará é um Estado continental, maior do que muitos países, então, é fundamental que o Governo do Estado se desloque para as regiões, conheça os problemas e faça as parcerias com os municípios, para que a gente consiga melhorar a vida da nossa população”, assinalou o prefeito de Marabá, Tião Miranda.

Infraestrutura – O chefe do Executivo estadual determinou, também, a priorização, por parte da Secretaria de Estado de Transportes (Setran), de duas obras de infraestrutura fundamentais para a região: a pavimentação da Transcarajás, entre o município de Canaã dos Carajás e a BR-155 (à altura do posto 70), num total de 45 quilômetros; e a duplicação da BR-222, no trecho urbano de Marabá, entre a ponte do rio Tocantins e o trevo do quilômetro seis, na BR-230, numa extensão de 5,2 quilômetros.

Saúde – Ainda na cerimônia, o município de Santana do Araguaia, representado pelo prefeito José Miranda, foi beneficiado com a cessão de uso de um imóvel para a ampliação do Hospital Municipal da cidade.

Educação – Por fim, Helder Barbalho assinou a ordem de serviço para recuperação e adaptação para o ensino em tempo integral da Escola Estadual Gaspar Vianna, investimento de cerca de R$ 6 milhões. “Essa escola talvez tenha sido, em algum momento, o símbolo da educação pública no Estado, completamente inadequada. E, a partir dela e de tantas outras que estamos resgatando pelo Estado, estamos construindo um novo ambiente para a educação no Pará”, finalizou.

Dentro da programação do Governo por Todo o Pará, o governador Helder Barbalho participa, na manhã desta quarta-feira (3), de ação cidadania no município de Parauapebas e, na sequência, volta para Marabá, onde atende, individualmente, os representantes dos 39 municípios das regiões sul e sudeste, que vão apresentar suas demandas e prioridades para o Governo do Estado. (Agência Pará)

Comentários

Mais

Presidente faz discurso na Assembleia Geral das Nações Unidas

Presidente faz discurso na Assembleia Geral das Nações Unidas

O presidente Jair Bolsonaro faz, hoje (21), o discurso de abertura da sessão de debates da 76ª Assembleia Geral das…
Ministro diz que efeitos adversos não podem interromper vacinação

Ministro diz que efeitos adversos não podem interromper vacinação

O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, disse nesta segunda-feira (20) que a existência de eventos adversos não é motivo para…
Governo propõe PL que limita remoção de conteúdos em redes sociais

Governo propõe PL que limita remoção de conteúdos em redes sociais

O governo federal enviou ao Congresso um Projeto de Lei (PL) que limita a remoção de conteúdos em redes sociais…
Publicado decreto que aumenta IOF para custear Auxílio Brasil

Publicado decreto que aumenta IOF para custear Auxílio Brasil

O Diário Oficial da União (DOU) publicou hoje (17) um decreto assinado pelo presidente Jair Bolsonaro com as novas alíquotas do Imposto sobre Operações…
Ministro aponta erros de estados e diz que limitou vacinação de adolescentes por cautela

Ministro aponta erros de estados e diz que limitou vacinação de adolescentes por cautela

O ministro Marcelo Queiroga disse nesta quinta-feira (16) que a decisão de restringir a vacinação de adolescentes apenas aos grupos prioritários (deficiência…
Ministério estuda aproveitar créditos de cursos profissionalizantes

Ministério estuda aproveitar créditos de cursos profissionalizantes

O Ministério da Educação estuda permitir que estudantes formados em cursos técnico-profissionalizantes aproveitem os créditos acadêmicos caso decidam continuar os…