Na tarde desta quarta-feira (4), o governador do Pará, Helder Barbalho, assinou a ordem de serviço para o início das obras de construção do Hospital Regional Materno Infantil, que será construído na Folha 29, no núcleo Nova Marabá. É a resposta a um anseio da população, que sempre vem pedindo crescentes investimentos em saúde pública. Junto a políticos da região, como o deputado estadual Chamonzinho, Helder reafirmou a urgência em inaugurar a Policlínica e a ala de oncologia do regional.
O futuro HRMI contará com quatro pavimentos, espaços de emergência pediátrica e obstétrica, ambulatório médico, consultórios médicos e odontológicos e espaço para realização de exames (raio-x, tomografia, ultrassom). Além isso a nova casa de saúde vai contar com Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) neonatal, infantil e adulto, laboratório de análises clínicas, centros cirúrgicos e obstétrico, centro de parto normal e blocos de enfermaria.
Na comitiva, o governador se fez acompanhar, além de Chamonzinho, da vice-governadora Hanna Ghassan; do senador Jader, do seu herdeiro Helder Filho; do secretário adjunto de Saúde, Sipriano Ferraz e do secretário regional de governo, João Chamon Neto. Da parte do município, o prefeito Tião Miranda e seus secretários, além de quase todos os vereadores.
Leia mais:“Agradeço a Deus pela oportunidade de estar aqui. Estou muito feliz de participar desse momento histórico e fundamental para a vida de mães, de mulheres e daqueles que chegam à vida e que têm o direito de serem bem assistidos. Estou muito feliz de poder, hoje, participar com vocês do início dessa obra histórica e sonhada há muito tempo. Certamente, no momento em que estiver pronto, representará uma nova condição para a política materno-infantil do sul e sudeste do Estado. Vamos trabalhar cada vez mais para proteger as mulheres do Pará”, disse Helder Barbalho, ressaltando que o Estado era o último da federação na estatística de mortalidade materna e, hoje, está na 13ª colocação.
O governador enfatizou ainda as obras da Policlínica e da área de Oncologia do Hospital Regional.
Segundo Helder Barbalho, a Policlínica será entregue no próximo semestre, na primeira etapa de 2024 e contará com 35 especialidades médicas, para que possa haver uma descentralização dos atendimentos em Belém.
“Estamos construindo o serviço de oncologia do Regional e até março vamos voltar aqui para inaugurar. Esse é um compromisso que firmamos com a população, assim como foi a hemodiálise – que já é uma realidade – e assim como é a hemodinâmica que já realizou mais de 1.500 cirurgias cardíacas em Marabá.
Força Regional
Em sua fala, o governador também agradeceu o deputado Chamonzinho, afirmando que ele tem sido uma força fundamental para trazer conquistas para a região.
Já o parlamentar, por seu turno, uma das poucas autoridades que teve direito de discursar no evento, definiu como um grande sucesso a parceria do Instituto Miguel Chamon com o Estado do Pará, levando atendimento médico gratuito e itinerante a bairros e cidades que muito necessitam.
“Hoje é um momento ímpar, porque o senhor vem trazer Hospital Regional Materno Infantil. Trouxe também o credcidadão, cheque moradia pra cuidar das pessoas que mais precisam, e nós fomos eleitos para cuidar principalmente deles. Tenho andando por esse Estado levando as ações do Instituto Miguel Chamon, que tem a parceria do Governo do Pará. Fomos nos quatro cantos das cidades, levando saúde e cuidando da nossa gente. Fico muito feliz em levar essa ação e continuar trabalhando por Marabá. Fico feliz em, depois de ter sido o deputado mais votado do Pará, poder chegar aqui depois de dez meses de um novo mandato e poder prestar conta e andar de cabeça erguida e dizer que o voto das pessoas valeu a pena”, destacou Chamonzinho, com um trabalho identificado com a saúde.
VALE
A mineradora Vale será a responsável pela construção do Hospital Regional Materno Infantil como parte dos investimentos da empresa no Programa Estrutura Pará. Na prática, recursos que a empresa deve ao Estado, serão pagos por meio da construção e estruturação desse hospital.
A obra, de aproximadamente 22 mil metros quadrados, está prevista para ser concluída em 2026 e deve gerar cerca de 200 vagas de emprego em seu ápice.
Cheques
Aproveitando a vinda à Marabá, Helder Barbalho entregou 827 cheques do Programa Sua Casa, por meio da Companhia de Habitação do Estado do Pará (Cohab), que tem o objetivo destinar verbas para a construção, reforma, ampliação, melhoria ou adaptação dos imóveis, proporcionando a melhoria da qualidade de vida da população.
Além disso, 100 empreendedores foram beneficiados com o programa CredCidadão, que vai impulsionar ainda mais a economia de Marabá e 201 mototaxistas receberam os certificados da qualificação conduzida pelo Departamento de Trânsito do Estado (Detran), no mês de setembro.
O Governo do Estado ainda realizou a entrega de cinco motocicletas para a Guarda Municipal de Marabá, avaliada em mais de R$ 41 mil cada uma. De modelo off-road e 300 cilindradas de potência, as motos são equipadas com todos os itens de segurança, como capacete, rastreador, grafismo, sinalizados acústico e visual.
Por fim, o governador adiantou que está em fase de conclusão os estudos para a construção do viaduto no cruzamento entre a BR-230 e a BR-155, na Nova Marabá. “Vamos dar uma solução para a área urbana de Marabá e acabar com essa confusão e bagunça que atrapalha a vida da população. Além disso, a Usina da Paz está sendo construída e a data de entrega é no próximo aniversário de Marabá, dia 5 de abril. Vale, se virem! Vou estar aqui para inaugurar”, finalizou. (Ana Mangas)
Fotos: Evangelista Rocha e Josseli Carvalho